Forma correta e eficaz de proteger dos cães a sua horta caseira

Se você tem bichinhos de estimação em casa, não precisa desistir de ter uma horta. Com alguns cuidados básicos, você pode ter os dois


Manter uma horta em casa é a melhor forma de consumir produtos orgânicos. Além da economia e dos nutrientes, cultivar um espaço só para plantar alimentos pode ser uma atividade apaixonante.

Se você tem bichinhos de estimação em casa, não precisa desistir de ter uma horta. Com alguns cuidados básicos, você pode ter os dois. Por isso, trazemos algumas dicas incríveis do professor Henrique Augusto Torres, professor de ciências da Universidade de São Paulo, publicadas originalmente no site ‘FazFacil’.

Defina bem o espaço da sua horta

É preciso selecionar bem a terra que receberá as suas primeiras sementes. Ela precisa ser fofa, receber sol na medida certa e ser livre de contaminação de esgoto. Depois que você definir a área a ser plantada, você deve providenciar uma pequena cerca.

Forma correta e eficaz de proteger dos cães a sua horta caseira

Foto: depositphotos

Ela será necessária para evitar que o seu bichinho de estimação circule ou use a terra para fazer as suas necessidades fisiológicas. Você deve lembrar que os animais, principalmente, os cachorros gostam de cavar o chão como uma forma de brincadeira. Eles também adoram arrancar alguns galhos de plantas para se divertir.

A cerca pode ser de madeira ou algum material mais resistente, como ferro. Evite colocar arames pontiagudos, pois eles podem machucar o seu pet. Se preferir, use outras plantas mais resistentes como cerca. Algumas sugestões são: rhafis, bambu mossô, arvoretas e frutíferas.

Adestre seu animal

Todo animal é passível de adestramento. E essa é a melhor forma de mantê-lo longe não só da horta como de qualquer espaço que você queira. Porém, se você não tem recursos financeiros não é preciso recorrer à ajuda de um profissional, comece desde cedo ensinando ao seu bichinho o que é certo e o que é errado. Sempre que ele se aproxima da sua horta, tente distraí-lo com brincadeiras e recompense-o com carinho ou biscoitos quando o mesmo se afastar.

Cuidado com o que planta!

Segundo o professor Henrique Augusto Torres, antes de começar a sua horta você deve atentar para as plantas que podem causar problemas ao serem consumidas por animais domésticos.

Antúrio, Bico de papagaio, Espada de São Jorge, Costela de Adão, Copo de leite, Espirradeira, Hibisco, Lírio da paz, Samambaia, Arruda e Comigo ninguém pode são altamente tóxicas para os pets. Caso haja o consumo acidental, você deve imediatamente procurar ajuda de um médico veterinário.


Informar erro