Exercício para o cão cumprimentar devidamente as pessoas

Filhotes são muito energéticos e podem liberar toda essa energia brincando com todos, inclusive com desconhecidos. Por isso que é tão comum ir na casa de um amigo que tem cachorrinho e ao chegar ser recebido com pulos e lambidas.

Porém, se você tem um pet que age desta maneira e você acha melhor moldar este tipo de comportamento, a dica é iniciar um treinamento o quanto antes.

De acordo com a behaviorista Gwen Bailey, no livro “O Filhote Perfeito”, é possível ensinar ao cão a forma mais educada para cumprimentar as visitas. E para isso, segundo a treinadora de cães, não é preciso muito esforço por parte do tutor.

Saiba como ensinar ao cão o método educado de cumprimentar as visitas

Exercício para o cão cumprimentar devidamente as pessoas

Foto: depositphotos

Com apenas dois passos e muita paciência é possível ensinar bons modos aos cachorrinhos quando o assunto é receber visitas em casa. Além disso, é preciso que você peça ajuda das pessoas que frequentam a sua casa para que elas colaborem com o treinamento, tendo em vista que cada erro pode custar um passo para trás do treinamento.

1° passo: a contenção

Assim que receber uma visita, vá até a porta com o seu cachorrinho preso a uma coleira. A ideia é que você possa conter toda a euforia que o bichinho tenha ao ver gente nova na casa chegando, como pulos. Ao mesmo tempo que você segura o pet, é ideal pedir para que a visita não se aproxime do peludinho enquanto ele ainda demonstrar exaltação.

2° passo: o cumprimento

Assim que o cachorrinho ficar com as quatros patas no chão e já estiver calmo, a visita deve abaixar-se e cumprimentar o filhote. Como ele se comportou, o convidado deve fazer carinho, elogiar o pet e, se possível, dá um petisco ao filhote para recompensá-lo pelo bom comportamento. Caso o animal incite a euforia novamente, a visita deve ignorá-lo, mostrando que só é possível ter contato com ele quando o mesmo apresentar um bom comportamento.

A repetição

Após estes dois passos de treinamento, é necessário que haja uma repetição do método. Desta forma o cachorro aprende que é necessário seguir alguns passos para conseguir ter atenção. Uma maneira de fazer isso, é pedindo para que toda a família saia e entre um por um, como se fossem visitas. Assim é possível ensinar bons modos ao cachorrinho.