, ,

Estudo revela qual o estilo de música favorito dos cães

Quase todos os momentos da nossa vida são perfeitos para ouvirmos uma música. Algumas ajudam a relaxar, outras agitam, trazem felicidade e até têm aquelas que nos deixam mais tristes. Difícil encontrar alguém que não aprecie a primeira arte.

E a contemplação pela música é algo que se estende para além do gosto humano. Uma pesquisa feita pela Universidade de Glasgow, em parceria com a Caridade de Bem-estar Animal da Escócia (SPCA), mostrou que cães também são fãs da arte e até têm um gosto musical favorito.

Os pesquisadores foram a um abrigo de cães em Dumbarton e tocaram para os animais estilos de músicas diferentes, incluindo rock suave, Motown, pop, reggae e música clássica. A partir do som emitido, os estudiosos começaram a avaliar as mudanças comportamentais e fisiológicas apresentadas pelos cachorros.

Estudo revela qual o estilo de música favorito dos cães

Foto: depositphotos

Os estudiosos monitoraram os níveis de estresse dos cães, quantas vezes eles se mexiam, frequência cardíaca e outras mudanças, principalmente comportamentais. A pesquisa apontou que os cachorros passaram “significativamente mais tempo deitado e significativamente menos tempo parado” quando qualquer música era tocada, independentemente do gênero dela.

O professor Neil Evans disse em uma entrevista divulgada na BBC News que as mudanças de comportamento eram ainda mais positivas quando os cães ouviam os estilos de reggae e rock suave.

“No geral, a resposta a diferentes gêneros foi misturada, evidenciando a possibilidade de que, como os seres humanos, nossos amigos caninos têm suas próprias preferências de música individual”, afirmou o Neil. Depois dos resultados positivos do estado dos cães, a Scottish SPCA disse que agora iria investir em sistemas de som para todos os seus canis.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.