Escovando o pelo: saiba a forma correta de segurar o seu cachorro nesse momento

As primeiras experiências de um filhote podem ser aterrorizantes, tendo em vista que ao sair do lado da mãe e dos irmãos, o cachorrinho começa a conhecer um mundo totalmente novo.

Além de muitos adultos por perto e, muitas vezes, nenhum outro animal, o pet terá que se acostumar a viver em um ambiente que possui regras e entre elas está o banho, secagem e escovação de pelos.

Parece normal na cabeça do ser humano, mas para muitos cãezinhos estas três etapas causam medo e irritabilidade. Por esta razão, é preciso começar a colocá-las em prática com cautela, principalmente a escovação da pelagem pois a melhor alternativa para realizar este procedimento é colocar o animal no colo, atividade que pode deixar o peludo com medo e que por isso deve ser feito com cuidado.

Escovando o pelo: saiba a forma correta de segurar o seu cachorro nesse momento

Foto: depositphotos

Aprendendo a colocar o animal no colo

Primeiro abaixe-se até ficar na mesma altura que o pet. Comece fazendo um carinho no corpo do animal, dando-lhe um petisco e conversando com ele.

Desta forma, você consegue demonstrar ao filhote que está tudo bem, você é confiável e não vai colocá-lo em risco. Um dica bastante valiosa neste momento é não fazer carinho na cabeça do animal, mas sim no peito, pois esta é a região mais confortável para o peludinho.

Depois que você adquiriu a confiança do cachorro, passe a envolvê-lo com delicadeza na região do pescoço e das patas traseiras. Aos poucos, intensifique a posição dos braços com firmeza e levante o animal, aproximando-o para perto do seu corpo, pois desta maneira ele vai se sentir seguro. Sente em um local plano e deite o pet no seu colo, sempre envolvendo o pescoço dele com uma mão, de forma que a outra fique livre para escovar o pelo do pet.

Agrade o cãozinho

Além dos cuidados já citados, é importante fazer com que este momento seja de tranquilidade pra o animal. Por esta razão, tente agradá-lo de alguma forma, seja através de carinhos, palavras fofinhas ou até mesmo petiscos enquanto está sendo realizada a escovação dos pelos dele.