, ,

Entenda por que os cachorros têm soluço

O soluço é um fenômeno que ocorre quando há uma contração espasmódica e involuntária do diafragma, seguida de um movimento de relaxamento e distensão. É como se o diafragma ficasse em descompasso com a respiração, como se esta parte do corpo ficasse desregulada.

Ocorre por diversos motivos, entre eles a deglutição de ar, a distensão do estômago provocada pela ingestão de alimentos em grandes quantidades ou pela ingestão de bebidas carbonatadas.

Porém, engana-se quem acredita que este incômodo é exclusivo dos seres humanos. Isto porque, os animais também podem apresentar soluço, principalmente os cães. No caso deles, o problema pode estar relacionado aos fatores mencionados anteriormente, mas também tem correlação com outros fatores, mais simples ou mais graves. Entender como este fenômeno ocorre é uma forma de ajudar o pet a se recuperar de tais episódios.

Entenda por que o cão tem soluço

Foto: depositphotos

Motivos que levam um cachorro a apresentar soluço

Cães quando são filhotes estão mais propensos a desenvolverem o soluço, tendo em vista que o organismo nesta fase da vida é imaturo e o cérebro não conseguem controlar bem as funções do diafragma. Assim, é comum filhotes apresentarem constantemente crises de soluço. Porém, depois dos oito meses não é natural que os pets apresentem esse fenômeno repetidas vezes. Desta forma, caso isso aconteça é aconselhável buscar ajuda veterinária.

Além disso, o médico precisa ser consultado quando os soluços têm durações que passam de uma hora. Diante destes conselhos, é importante ficar atento sobre como o animal adquire o solução, prestando atenção nas possíveis causas:

Comer ou beber rapidamente

É natural o entusiasmo que o animal tem ao ver a comida apetitosa, assim como também é normal ele ficar eufórico quando for beber água após um longo passeio. Mas, são exatamente estas questões que podem promover o descompasso do diafragma, ocasionando os casos de soluço. Por esta razão, é importante que o tutor tente controlar estes sentimentos de ansiedade do animal.

Nervosismo, medo ou excitação

Quando uma destas três sensações invadem o animal, o coração dele acelera, a respiração tende a ficar mais ofegante e surge o soluço. Assim, é indicado que o responsável busque entender o que provoca estes tipos de reação no pet e tentar evitá-las ao máximo.

Sentir frio

O frio também pode ser uma causa dos soluços, principalmente em cães de porte pequeno, como chihuahua ou yorkshire. Isto ocorre, porque o diafragma fica tensionado devido ao frio e, consequentemente, provoca este fenômeno. Sendo assim, a dica é deixar o peludo bem protegido das correntezas, mais precisamente quando ele tem o pelo curto.

Outras formas de contração do solução no cão

• Problemas estomacais;
  • Problemas no coração;
  • Hipotermia;
  • Asma;
  • Outros problemas respiratórios.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.