Ensine o seu cão o exercício para rastejar em apenas 3 passos

Ativar a inteligência do cachorro e, ao mesmo tempo, trabalhar o físico dele, podem ser desafios para um tutor. Mas estas atividades podem ser alcançadas com alguns treinamentos, a exemplo do exercício onde se ensina o cachorro a rastejar.

Com este tipo de comando, o cachorrinho desenvolve a memória, estimula o cérebro a funcionar melhor e ainda consegue exercitar o físico, ajudando-o a crescer com mais saúde.

Levando em consideração estes pontos, a behaviorista Gwen Bailey ensina no livro “O Filhote Perfeito” como adestrar o cachorro oara este comando. De maneira simples pois só são necessários seguir três passos e com reforços positivos, é possível trabalhar esta atividade com êxito junto ao cãozinho.

Exercício de rastejar para os cães em 3 passos

Ensine o seu cão o exercício para rastejar em apenas 3 passos

Foto: depositphotos

1. Inicie com o comando deita

Caso o seu cachorro ainda não saiba o comando deitar, é preciso que você ensine este passo a ele antes de iniciar as seções. Nesta caso, por exemplo, é importante que você não misture os dois treinamentos. Primeiro consiga fazer ele deitar com o comando e só depois aposte no exercício de rastejar. Quando o seu cachorro souber deitar, aplique este comando e coloque um petisco saboroso na frente do focinho dele.

2. Use um petisco para atraí-lo

Consiga vários petiscos que são saborosos para seu cachorro e utilize-os para atrair o cachorrinho enquanto o mesmo estiver deitado. Para isso, coloque a comidinha na frente do focinho do animal e mova ela para perto do seu corpo, se distanciando aos poucos do focinho do cachorro. Mas, sempre mantendo o petisco perto do chão. Assim, o cãozinho precisará rastejar para pegá-lo.

3. Repita o processo

Continue fazendo esta seção para que o filhote aprenda como rastejar. Aos poucos, vá retirando o petisco e acionando o comando de voz “rasteja” e um gesto com a mão, como se ainda estivesse segurando algum lanchinho para o pet. Com a repetição, o cachorro vai aprender a rastejar corretamente. Mas, é importante frisar que o cachorro não pode ser forçado a um treinamento duro, assim ele acaba não aprendendo o correto e os frutos dos exercícios não serão os melhores.