, ,

Endoscopia, rinoscopia, laringoscopia e broncoscopia para cães

Assim como os humanos, os cachorros costumam ter diversos tipos de problemas que necessitam cuidados e exames um pouco mais específicos. Doenças nos brônquios, estômago, esôfago, laringe, entre tantos outros também são “normais” na vida canina.

Se o seu cão apresenta sintomas como vômito, diarreia, anorexia, complicações respiratórias ou outros doenças estomacais, procure levá-lo ao veterinário antes que o problema de agrave.

Como e pra que serve os exames nos cães

endoscopia-rinoscopia-laringoscopia-e-broncoscopia-para-caes

Foto: depositphotos

Endoscopia digestiva alta

Geralmente, quando o animal apresenta sintomas de enfermidades gastrointestinais, o veterinário busca realizar um exame de endoscopia. O processo é igual ao dos humanos. Ele irá avaliar se há algum problema no esôfago, intestino ou duodeno do animal.

Os principais objetivos do exame são detectar ou remover corpos estranhos, procurar por sinais de hemorragia, diagnosticar causas dos vômitos e diarreias, remoção de lesões benignas, entre outros.

Muitos objetos ingeridos pelos cães podem ser retirados através da endoscopia, sendo dispensável qualquer tipo de cirurgia.

Rinoscopia

Caso seu cão apresente alguma dificuldade respiratória, secreção ou sangramento nasal, espirros ou até mesmo alguma deformação facial, o mais indicado é realizar um exame de rinoscopia.

Este exame consegue avaliar de forma nítida problemas dentro da cavidade nasal do cão, algo difícil de se obter através de avaliações médicas convencionais.

A rinoscopia permite detectar problemas como rinite crônica e/ou alérgica, tumores, objetos presos, micose ou outras doenças.

O exame não é doloroso, mas para uma maior comodidade, uma anestesia geral é aplicada no animal, que precisa estar em 12 horas de jejum.

Laringoscopia

Esse exame serve para cachorros que estão enfrentando alguma mudança no latido, engasgos quando vão comer ou beber algo, ruídos ao respirar ou dificuldade de praticar exercícios.

O exame vai avaliar e identificar se há e quais são os problemas na região da laringe do cão.

Broncoscopia

Caso a doença respiratória seja mais complexa e não tenha sido identificada em exames como ultrassom ou radiografia, a broncoscopia serve para avaliar de forma mais minuciosa os brônquios do cachorro e identificar possíveis problemas.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.