, ,

Descubra se seu cachorro está com gripe

Você sabia que cachorros também ficam gripados? Pois é. Tanto os sintomas, como o tratamento são bem parecidos com os indicados aos seres humanos.

A doença tem o nome científico de Doença Infecciosa Respiratório Canina ou simplesmente Tosse dos Canis. Se você tem um cão em casa fique atento aos sinais que podem deixar seu animalzinho fragilizado.

Evite contato com outros doentes

A primeira dica é preventiva. Ao levar seu cachorrinho para passear evite o contato direto dele com outros animais, que podem ser os transmissores do vírus da gripe.

descubra-se-seu-cachorro-esta-com-gripe

Foto: depositphotos

Na verdade, basta o contato com a secreção de outros animais para haver o contágio. O vírus também pode ser pego no ar de ambientes frequentados por cães.

Outra medida que deve ser tomada é a vacinação. Essa somente deve ser prescrita por veterinários. Por isso, não hesite em procurar ajuda de um profissional especializado na saúde dos seus pets.

Sintomas

Você deve ficar atento aos sintomas da gripe canina. O principal dele é muito semelhante aos sinais que o organismo humano apresenta, quando também são acometidos pela doença.

Observe se o seu cachorro apresenta frequentemente tosse seca. Ela deve ser forte e persistente, principalmente após algum esforço físico. O cãozinho pode até sentir dificuldade de respirar e apresentar ânsia de vômito. Também é possível o surgimento de coriza

Outro fator que merece atenção é a temperatura do seu animal. Ele pode apresentar febre e até ficar sem apetite.

Tratamento

Tratar uma gripe de um animal doméstico é bem semelhante aos cuidados que você deve ter quando está gripado, como por exemplo: fugir das baixas temperaturas. Por mais que o animal possua os pêlos que podem ajudar a regular a temperatura, observe se ele está mesmo aquecido.

Na dúvida, coloque mantas e o proteja de correntes de ar frias que entram através de portas e janelas. Mantenha-o abrigado enquanto os sintomas não desaparecerem.

Evolução

Infelizmente, assim como nos humanos, a gripe canina também pode evoluir para algo mais grave se não for tratada precocemente. É o caso da pneumonia. Esse quadro clínico é grave e, sem dúvidas, carece da intervenção médica-veterinária.

Posso pegar e/ou transmitir gripe para o meu cachorro?

Não é possível haver transmissão do humano para o animal, nem o contrário. A gripe canina é causada somente por um vírus específico, conhecido como H3N8. Ou seja, ele atua nos pets, mas não em humanos. Ele era exclusivo dos cavalos, mas acabou se espalhando para os cachorros, que passou a transmiti-lo com maior facilidade para outros caninos.

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.