Descubra o que fazer se um cão tentar lhe atacar

Uma das coisas que causa mais pânico nas pessoas, ainda naquelas que amam muito os animais, é cruzar com um cachorro que aparenta que irá lhe atacar.

Seja dentro da casa de alguém ou na rua, nem sempre os cães são melhores amigos de todo mundo. Mas o que deve ser feito em uma situação em que o cachorro está prestes a te atacar?

Existem diversos motivos que levam um cachorro a querer atacar uma pessoa, principalmente quando ela é desconhecida. Isso depende do comportamento do animal e mais ainda da relação deles com outros humanos, especialmente os donos.

Descubra o que fazer se um cão tentar lhe atacar

Foto: depositphotos

Alguns cachorros podem agir dessa forma mais agressiva por medo, insegurança, proteção territorial ou maternal, ansiedade, quando estão comendo ou sentindo dores ou quando, simplesmente, foram treinados para atacar.

O que fazer para evitar o ataque de um cachorro

Geralmente, antes de atacar os cachorros costumam apresentar alguns sinais. Eles levam o nome de “calming sinals” ou sinais apaziguadores.

O ataque, de fato, só acontece quando a pessoa não respeita esses sinais apaziguadores. Então, a melhor maneira de evitar a agressão é levar esses “códigos” a sério. São eles: lamber o focinho, rosnar, mostrar os dentes, levantar as patas dianteiras e orelhas e quando ele está evitando o contato visual.

Sabe aquele ditado que diz “cachorro sente cheiro de medo”? Ele tem um fundo de verdade. Por mais difícil que isso seja, o primeiro passo para evitar o ataque é não entrar em pânico.

Ações como gritar e correr só irão instigar o animal e deixar o cachorro ainda mais nervoso e ameaçador.

Se você correr isso pode estimular o instinto predatório do cachorro que irá lhe encarar como uma caça. Quando o cachorro se aproximar de você fique completamente parado, com os braços juntos ao corpo e olhando para outra direção. É muito importante evitar o contato visual com ele.

Se a ameaça persistir, busque distraí-lo com outro objeto, como um petisco, brinquedo ou garrafa pet. Caso você tenha por perto algo como mangueiras, ou extintor de incêndio, também será uma ótima maneira de evitar o ataque.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.