Descubra como tratar picada de abelha em cachorro

O espírito curioso de nossos adoráveis cãezinhos pode trazer-lhes muitos problemas, como, por exemplo, uma dolorosa picada de abelha no focinho.

Insetos como abelhas e vespas são mais comuns durante as épocas da primavera e verão e, por isto, é importante que você tenha ainda mais atenção com a atitude instintiva que leva o seu animal de estimação de cheirar tudo o que ele vê pela frente.

Neste artigo, descubra como tratar picada de abelha em cachorro.

Descubra como tratar picada de abelha em cachorro

Foto: depositphotos

Sintomas

Se o seu cão for alérgico a picadas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Dentre os sintomas de uma picada de abelha estão os seguintes:

• Fraqueza geral;
  • Dificuldade para respirar;
  • Grande inchaço ao redor da picada;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tremores;
  • Extremidades frias.

Geralmente, os cachorros são picados no focinho, o que pode causar bastante dor, mas é provável que não haja grandes complicações. No entanto, se o animal morder o inseto, a inflamação pode se estender para regiões como a língua, a boca, a garganta ou pescoço, provocando obstrução das vias respiratórias superiores.

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão dentro da ferida. Caso não haja nenhum tipo de reação alérgica, ocorrerá um processo de inflamação em tom esbranquiçado e um círculo vermelho ao redor.

Como tratar a picada de abelha no meu cão?

Você deve estar mais atento caso o seu animal de estimação tenha sido picado mais de uma vez, se eles forem alérgicos ao veneno do inseto ou se a picada for dentro da boca.

Se o seu melhor amigo canino tiver histórico de alergias, ele corre o risco de sofrer um choque anafilático que pode levá-lo ao óbito. Por isto, leve-se ao médico veterinário imediatamente!

Se o cachorro foi picado por uma abelha, você pode tentar tirar o ferrão. Para isto, raspe com um pedaço de cartolina ou com a borda de um cartão de crédito, por exemplo. Não use pinças, pois, ao pressionar o ferrão, ele pode liberar mais veneno ainda.

Se conseguir tirar o ferrão, faça uma higienização da área afetada, com água e sabonete neutro para cachorros. Para acalmar a dor, aplique gelo enrolado em uma toalha ou compressas frias. Você ainda pode utilizar uma mistura de água e de bicarbonato de sódio.

O veterinário ainda pode receitar um anti-histamínico para controlar os efeitos do ferrão.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.