Descubra como saber se a sua cadela está prenha (grávida)

Se você é um “tutor de primeira viagem” e não sabe identificar se sua cadela está ou não grávida, fique atento para os seguintes sinais


É difícil controlar o cio de uma cadela, mesmo que o dono tente isolá-la nesse período, é normal que aconteça alguma “escapadinha”, ocasionando uma gestação.

Se você é um “tutor de primeira viagem” e não sabe identificar se seu animal está ou não prenha, fique atento para os seguintes sinais.

Os sinais da gestação de uma cadela, assim como o de uma humana, são muito visíveis, sejam eles físicos ou comportamentais.

Mas você precisa ficar atento, pois casos de gravidezes psicológicas acontecem em 50% das cadelas.

Descubra como saber se a sua cadela está prenha (grávida)

Foto: depositphotos

Sinais de gravidez em uma cadela

O período de gestação de uma cadela dura em torno de 58 a 68 dias. Os tutores mais atentos poderão notar logo no começo as alterações apresentadas pelo animal caso esteja grávida, pois eles aparecem de maneira rápida.

A primeira grande mudança é o apetite da cadela. Normalmente no primeiro mês de gestação ela costuma recusar comida e se alimentar muito pouco.

Mas é preciso que o tutor insista e incentive-a a comer para não haver maiores danos na saúde dos cãezinhos e da própria mamãe.

Os mamilos também sofrem mudanças. Graças ao leite que o corpo da cadela está produzindo, ele ficará mais inchado.

A pele ao redor do peito dela também ficará em um tom mais rosado e sensível. Eles costumam crescer em torno da segunda semana de gestação.

O comportamento da cadela também é algo que muda bastante na gestação. Se ela costuma ser ativa e brincalhona e agora está mais quieta e “dengosa” fique atento, pois isso também pode ser um sinal.

E é claro, o aumento no abdômen da cadela. Mas geralmente quando nota-se o crescimento da barriga do animal, a gravidez não é mais nenhuma surpresa, já que esse é um dos últimos sintomas visíveis.

O único jeito certo de saber sobre a gravidez de sua cachorra é consultando um veterinário. Ele realizará ultrassons e exames que certificarão se a cadela está mesmo prenha.

Ele ainda fará um acompanhamento médico mais de perto, que ajudarão o tutor a lidar melhor com esse momento mágico na vida do animal.


Reportar erro