Descubra como cuidar de um cocker spaniel

Esta raça também precisa ir ao veterinário, pelo menos, duas vezes ao ano. Além disso, existem outras formas de preservar a saúde física e emocional dela


Inteligentes, adoráveis e brincalhões, essas são características naturais de cachorros da raça cocker spaniel. Sendo assim, pode-se dizer que eles são ótimos cães no processo de adestramento, pois apreendem com facilidade e agilidade.

Além disso, adoram brincadeiras, principalmente se os jogos são comandados por crianças, tendo em vista que esta raça se dá muito bem com os pequenos humanos. Também são carinhosos e por isso sentem a falta de seus tutores quando ficam muito tempo sozinhos.

Assim como os demais cães, esta raça também precisa ir ao veterinário, pelo menos duas vezes ao ano. Este cuidado auxilia no processo de combate e prevenção de doenças sérias no peludo. Além desta medida de cautela, existem outras formas de preservar a saúde física e emocional deste pet.

Descubra como cuidar de um cocker spaniel

Foto: depositphotos

Cuidados essenciais com o cocker spaniel

1. Alimentação

Esta raça tem predisposição à obesidade, por isso é ideal que os tutores tenham uma atenção ainda maior no quesito alimentação de qualidade e balanceada.

Isto porque, um cão obeso também tem tendência a apresentar diabetes, problemas nas articulações e uma série de outros problemas de saúde. Por isso, eliminar as guloseimas, apostar em uma ração nutritiva e balancear as refeições são medidas preventivas que melhoram a vida do animal.

2. Pelagem

Uma das características mais marcantes do cocker spaniel é o pelo longo. Além do comprimento, a pelagem desta raça é fina e por isso é fácil de enrolar e criar nós que podem até ferir a pele do animal.

Sendo assim, a dica é fazer uma escovação diária do pelo, pois além de evitar os nós, também retira os fios mortos e ajuda na limpeza do pet.

3. Higiene

Manter o animal limpo é a melhor forma de evitar parasitas, como carrapatos e pulgas. Sendo assim, quem deseja criar um cão desta raça precisa elevar em consideração a periodicidade dos banhos.

Neste caso, o tutor precisa dar banhos quinzenais ou uma vez ao mês, com shampoos de boa qualidade. Vale ressaltar que após o banho, a secagem faz parte da higienização, pois evita o proliferação de fungos.

4. Manutenção do corpo hidratado

Por possui um pelo espesso e longo, os cães da raça cocker spaniel podem sofrer com climas quentes. Por esta razão, é preciso estimular que os pets bebam bastante água em períodos de grandes temperaturas, evitando que eles fiquem desidratados.

5. Físico

Mesmo sendo um cão de porte médio, o cocker spaniel necessita de atividades físicas diárias. Seja uma brincadeira no muro de casa, um passeio pela vizinhança ou jogos no parque. Independentemente do exercício feito, o tutor vai conseguir suprir as necessidades físicas do amigo de quatro patas.

6. Tratamento com as orelhas

Cães que possuem as orelhas grandes estão propensos a desenvolverem infecções no canal auditivo, isto porque por serem compridas as orelhas entram em contato com agentes infecciosos com mais facilidade.

Sendo assim, é preciso ter bastante atenção no momento da alimentação, para que as orelhas não encostem no prato da ração e que após o banho, as orelhas estejam bem sequinhas.

7. Companheirismo

Cocker spaniel é uma raça que não aprecia ficar sozinho, trata-se portanto de animais que são muito dependentes da presença de seus tutores.

Por isso, é  imprescindível que quem deseja criar um cão desta raça leve em consideração esta característica, pois só com a presença, companheirismo e conversa com o tutor é que este pet consegue ter uma vida mais feliz.


Reportar erro