Conheça as técnicas de condicionamento clássico

O condicionamento clássico é quando os seres vivos mudam o comportamento que estavam habituados a terem depois que o sistema nervoso central recebe um tipo de comando e passam a ter um estimulo-resposta.

Essa técnica de fazer com que o corpo responda a uma “ordem”, instintivamente, acontece muito com os animais quando estão em processo de treinamento.

A teoria foi reforçada quando o filósofo russo Ivon Palov resolveu fazer um experimento com um cachorro. O estudioso colocou um tubo de ensaio no cão, para capturar sua saliva. Ele percebeu que o animal sempre a produzia quando estava em contato com a comida, mesmo que só visualmente.

Conheça as técnicas de condicionamento clássico

Foto: depositphotos

No entanto, Palov resolveu tirar a comida do contato visual do animal, então o cachorro só produzia saliva quando, de fato, estava comendo.

Palov foi ainda mais longe e resolveu emitir certos barulhos antes de entregar a comida ao cachorro. Depois de repetir o ato algumas vezes, o animal passou a produzir a saliva sempre que ouvia o mesmo ruído, mesmo quando ainda não tinha tido nenhum tipo de contato com a comida.

Isso aconteceu graças ao estimulo-resposta no sistema nervoso central do cachorro, que sempre que ouvia o mesmo barulho, o associava com a chegada de comida, produzindo assim a saliva.

Condicionamento clássico no adestramento

Essa é uma técnica sempre usada na hora de adestrar os cães. Todas as vezes que você desejar marcar um certo comportamento do seu cachorro, emita o barulho que clicker apresenta e comece a ensinar o seu animal.

O clicker e a recompensa devem ser usados sempre que o cachorro realizar alguma boa ações e deve ser seguida por alguma recompensa.

O estimulo-resposta do cão irá sempre associar seu bom comportamento à uma futura recompensa e passará a repetir o ato sempre.

Saiba mais sobre como usar o clicker para educar o seu cão

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.