Conheça as causas das alergias na pele de cães e saiba como tratar

As alergias na pele de cães podem ser causadas por produtos como shampoos ou micro-organismo transmissíveis pelo ar. Saiba como tratar este problema


As alergias, ou dermatites alérgicas, são doenças de pele que também podem afetar o nosso cãozinho, causando hipersensibilidade do sistema imunológico do animal.

Assim como ocorre conosco, seres humanos, este quadro é provocado por diversos fatores externos – os alérgenos – presentes no dia a dia, tais como pólen, fungos, bolores, ácaros, pó, determinados alimentos e substâncias químicas.

Neste artigo, saiba quais são as principais causas das alergias na pele dos cachorros e os tratamentos adequados.

conheca-as-causas-das-alergias-na-pele-de-caes-e-saiba-como-tratar

Foto: Pixabay

As causas das alergias na pele de cães

Uma reação alérgica pode ser consequência da inalação ou ingestão de alérgenos ou resultante do contato direto com a substância. Confira a seguir quais são as principais causas da alergia canina:

Intolerância alimentar

O seu cãozinho pode desenvolver alergia na pele devido a algum componente presente nos alimentos, principalmente os de origem animal.

Boas rações também podem causar reações alérgicas, caso algum elemento ative os anticorpos responsáveis por produzir as histaminas, que são as substâncias que estimulam os processos alérgicos.

Alergias a parasitas, micoses ou bactérias

Este é o tipo de alergia mais comum entre os cães, sendo geralmente provocada pela picada de pulgas, sarnas e por infecção bacteriana. Levam à coceira incontrolável e causam problemas na pele e pelagem do animal.

Alergias a micro-organismos transmissíveis pelo ar

Os ácaros, pólen, bolores e poeira são as principais causas deste tipo de alergia.

Produtos como shampoos e condicionadores

Dentre as alergias dermatológicas mais comuns estão as causadas por produtos como shampoos, condicionadores, perfumes, cremes etc. Para evitar este problema, utilize apenas produtos exclusivamente para uso veterinário.

Se você der banho no seu animal de estimação em casa, sempre certifique-se de enxágua-lo bem, pois o excesso de produto também pode causar problemas.

Sintomas mais comuns

Como posso saber se o meu cãozinho está com alergia? Dentre os sintomas mais comuns deste problema estão a coceira intensa, inflamação local e, consequentemente, feridas e queda de pelos.

Observe o comportamento do seu pet e atente-se para espirros constantes, marcas avermelhadas nas patas, mudança na cor da pele, falta de apetite, apatia e lambedura excessiva nas patas, articulações e no tronco.

Como é feito o tratamento da alergia em cães?

Primeiramente, o cãozinho deve ser levado ao médico veterinário, para que o profissional possa examiná-lo e identificar a causa da alergia no animal.

Normalmente, a alergia não tem uma cura definitiva, mas pode ser controlada. Geralmente, o tratamento é efeito com o uso de medicamentos orais e tópicos, como antibióticos, antifúngicos, anti-histamínicos, shampoos, pomadas e loções, que podem ajudar a controlar e prevenir as crises alérgicas.


Reportar erro