Como estimular o cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

Quando uma casa recebe um filhote, junto a tanta felicidade, vem algumas preocupações e responsabilidades. Uma das maiores tarefas que o tutor terá é de ensinar o cãozinho a fazer xixi e cocô no lugar certo. E isso deve ser uma das primeiras coisas que o seu cachorro deve aprender.

Temos o costume de acreditar que o método de brigar, reclamar, falar alto e, até mesmo, esfregar o focinho do cachorro no xixi sempre que ele fizer no lugar errado, é eficaz. Mas muitas vezes isso acaba saindo como um tiro pela culatra.

O cachorro adora ver o dono dando atenção pare ele e reclamar não deixa de ser uma forma de fazer isso. Ao perceber que sempre que o xixi é feito em um determinado lugar o cãozinho consegue ter alguns minutos do dono só para ele, ainda que somente para levar bronca, ele pode repetir esse ato sempre que quiser atenção do tutor.

como-estimular-o-cao-a-fazer-xixi-e-coco-no-lugar-certo

Foto: depositphotos

Se o cachorro não tiver uma personalidade forte e provocativa dessas, mesmo assim, brigar com ele não será a melhor solução. Ele pode confundir o porquê de estar levando reclamação e achar que o errado não é urinar em tal lugar, mas na verdade, simplesmente, fazer xixi não é certo. Se o cão achar que não deve fazer as necessidades na frente do tutor ou em ambiente algum, depois será ainda mais difícil ensiná-lo onde é o local correto.

Qual método ideal?

O certo é usar o inverso dessa lógica: fazer uma festa. Sempre que ele acertar o lugar de fazer as necessidades, funciona muito mais o tutor premiá-lo e parabenizá-lo do que reclamar quando feito em outro ambiente indevido.

Mas se o cachorro ainda é filhote, obviamente ele ainda não sabe qual o lugar certo. Por isso o dono deve ficar atento ao cãozinho. Assim que ele começar a fazer xixi, levante-o, interrompendo o ato, e leve-o até o local que deseja determinar como o banheiro. E sempre que ele fizer nesse ambiente, como já dito, elogiá-lo.

Os cães sabem diferenciar o lugar de dormir, comer e fazer as necessidades. E querem um longe do outro. Nunca coloque o ambiente onde ele se alimenta e descansa perto do que ele faz xixi e cocô. Isso pode funcionar quando ele ainda for um filhote, mas depois de adulto pode começar a dar errado.

Para esse exercício é importante sempre a repetição e manter a calma. Ter um cãozinho, no começo não é uma tarefa fácil, mas logo torna-se uma grande, prazerosa e recompensável missão.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.