, ,

Como descobrir se o meu cão tem otite? Identifique os sintomas

Uma das piores sensações é não saber o que fazer quando o cachorro não está se sentindo bem. Você não sabe onde é a dor, o animal não pode explicar e isso acaba lhe deixando de “mãos atadas”.

Mas, mesmo que o cãozinho não saiba falar a mesma língua que você ou indicar ao certo onde está ocorrendo as dores, é possível identificar os sinais de algumas doenças apenas observando o comportamento do pet.

Um exemplo de doença que pode ser desvendada através da observação é a otite, uma inflamação no canal auditivo caracterizada pela produção excessiva de uma cera com coloração diferente. Saber quais são os sintomas deste problema é uma forma de identificá-lo logo no início e tratá-lo de maneira mais eficaz.

Como descobrir se o meu cão tem otite? Identifique os sintomas

Foto: depositphotos

Quais os sinais de otite no cão?

Coceira excessiva na orelha

Você consegue identificar a coceira na orelha do cachorro se o animal está em constante contato com esta região do corpo. É normal coçar as orelhas, mas se o pet está a todo instante passando a patinha nesta área, chacoalhando a cabeça ou esfregando as orelhas em algum objeto, é indicado levar o peludo no médico veterinário.

Mau cheiro

Muitas vezes, o odor que os cães exalam são encarados como falta de higiene. Porém, o mau cheiro também pode ser um indício de que o organismo não está funcionando bem.

No caso da otite, os cachorros acabam exalando um cheiro ruim, principalmente, vindo das orelhas. Este odor deve ser levado em consideração e o animal precisa ser encaminhado à uma consulta.

Presença de secreção de cor alterada

Junto ao mau cheiro, há a possibilidade de surgir uma secreção purulenta. O líquido que escorre das orelhas pode ser amarelo, marrom ou vermelho como sangue. Se isto ocorrer com o seu animal, busque limpar a substância com um algodão e nunca com cotonete, tendo em vista que este último instrumento pode perfurara o ouvido do pet.

Outros indícios

A otite pode vir acompanhada por inchaço nas orelhas, vermelhidão e até mesmo perda de pelo nas orelhas. Além disso, o animal pode apresentar comportamentos estranhos devido as dores.

Por exemplo, o pet pode ficar agressivo, não deixando o tutor encostar na região da cabeça, o animal também pode andar em círculos, balançar a cabeça com constância ou pendê-la para o lado que dói.