, , , , ,

Como cuidar e adestrar um filhote de golden retriever?

A raça golden retriever arranca suspiros apaixonados por onde passa, não só pela beleza do pelo, mas também pela meiguice e simpatia.

Sempre carinhoso e companheiro, o cachorro desta raça apresenta um comportamento dócil logo no início da vida. Se for bem criado e treinado, pode torna-se um animal educado, comportado e fiel ao tutor.

Ocupando o 4° lugar do ranking de inteligência, também é muito utilizado no treinamento para cão-guia ou para companhia. Além disso, o golden é o tipo de cachorro que se dá bem com todo mundo, pois ele adora fazer novas amizades e poder se divertir junto à família.

Como cuidar e adestrar um filhote de golden retriever?

Foto: depositphotos

Por isso, não importa se o tutor é criança ou idoso ou se na casa já tem um gato ou outro cãozinho, o golden sempre vai dar um jeito de se tornar amigo.

Como cuidar de um golden?

Assim como todo cachorro, o golden precisa fazer visitas periódicas ao veterinário para ter certeza que está tudo em ordem com a saúde do animal.

O mais indicado é que o tutor procure ajuda médica pelo menos duas vezes ao ano, mas que leve o animal no vet sempre que for necessário. Isto porque, a melhor forma de cuidar da saúde do animal é prevenindo o contágio da doença ou tratando do problema o mais cedo possível.

Além deste cuidado, é importante ter atenção ao físico deste animal. O golden tem uma necessidade grande de se exercitar, caso contrário fica propenso à obesidade e a todos os problemas decorrentes desta condição.

A falta de atividade física também reflete no comportamento do pet, ou seja, um cão que passa mais tempo em casa pode transparecer um animal triste ou pior, pode desencadear um transtorno destrutivo.

O pelo também deve ser uma preocupação permanente do tutor que cria uma golden, tendo em vista que a pelagem desse cachorro é grande e fina. Por estas razões, é necessário escovar o seu pelo diariamente, eliminando as camadas mortas e evitando a formação de nós. Já os banhos podem ser semanais ou a cada 15 dias.

Adestrando um golden retriever

Como já foi mencionado, o golden é a quarta raça mais inteligente do mundo. Contudo, é necessário muita paciência nos treinamentos, tendo em vista que é um cachorro que se distrai com facilidade diante das interações corriqueiras que acontecem ao seu redor.

Sendo assim, quando o tutor for ensinar alguns truques ao pet desta raça é necessário levar em consideração três pontos:

• Reforços positivos: A melhor e mais fácil forma de ensinar qualquer comando ao animal é usando os reforços positivos. Isto significa dizer que o animal merece ganhar algo em troca quando ele realiza ações corretas ou quando atente a algum truque. Entre os reforços mais comuns estão os petiscos, brinquedos e afagos;
  • Não recompensa: Caso o pet não tenha acertado o comando ou fez algo de errado, como fazer xixi em lugares inapropriados, a medida de correção do tutor é não recompensá-lo. Por exemplo, quando o tutor pega a coleira e o cachorro sobe em cima, ao invés de colocar o item de imediato no animal, é aconselhável ignorá-lo, ate que ele possa se acalmar e então receber a recompensa que é o passeio;
  • Continuidade do treinamento: Vale ressaltar que o trabalho de treinamento deve ser seguido por todos da família. Em outras palavras pode-se dizer que não adianta uma única pessoa seguir o passo a passo do treinamento, se o restante da família não cumpre com as regras do adestramento. Desta forma, o animal acaba fincando confuso e desobediente.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.