, ,

Como agir e tratar em casos de machucados na orelha do cão

Graças ao grande fluxo de sangue presente na orelha, qualquer machucado que aconteça na região costuma sangrar bastante. Se o ferimento não for devidamente tratado, pode fazer com que o tecido inche formando um edema na área.

É possível que os tutores do animal façam um pronto atendimento em casa mesmo. O livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos, da autora Amy D. Shojai, mostra como proceder.

Ferimentos nas orelhas do cachorro

Corte o pelo

Dificilmente cachorros que possuem orelhas muito peludas irão apresentar o ferimento na região. Mas caso isso aconteça, você deverá cortar os pelos no local para que o machucado fique exposto. É preciso que isso seja feito para ser mais fácil limpar e tratar o machucado.

Como agir e tratar em casos de machucados na orelha do cão

Foto: depositphotos

Para aparar os pelos, use uma tesoura de pontas arredondadas ou um tosador elétrico (opção mais segura). Tome bastante cuidado para não cortar a pele do cachorro ou machucar ainda mais a ferida. Caso a pele esteja aberta, antes de cortar o pelo, preencha o ferimento com um lubrificante solúvel em água. Depois de cortado, molhe toda a área com água morna.

Limpe a orelha

Caso o ferimento tenha sido ocasionado por alguma mordida de animal, lave a orelha do seu cachorro com um sabonete suave e água e depois seque suavemente.

Para o sangramento

Não se assuste se houver uma quantidade abundante de sangue. É normal que ferimentos nessa área sangrem bastante. Use uma gaze esterilizada ou um pano limpo e pressione diretamente no machucado. Geralmente o sangramento costuma parar com menos de cinco minutos. Para manter seu cão calmo, durante o procedimento dê pedaços de petiscos e vá conversando calmamente com ele.

Prenda as orelhas

Colocar um curativo na orelha do cão, muitas vezes, é algo inútil, pois o animal logo irá balançar a cabeça e o curativo sairá. Uma opção melhor é prender as duas orelhas no alto da cabeça do cachorro. Dessa forma, caso o animal sacuda as orelhas, o machucado não será aberto.

Para fazer isso, você deve utilizar uma gaze ou um pequeno curativo adesivo para cobrir completamente o ferimento. Dobre a orelha para cima, sobre o alto da cabeça. Dobre a outra orelha sobre a primeira, para que as duas fiquem como um boné. Mantenha as orelhas no lugar passando uma gaze em rolo ou uma toalha em torno da cabeça e pescoço, prendendo com esparadrapo.

Se o sangramento não parar

Se depois de aproximadamente 20 minutos o sangramento permanecer, procure imediatamente a ajuda de um veterinário, pois alguma artéria pode ter sido rompida. Continue pressionando o ferimento com uma gaze ou pedaço de pano limpo até que o animal seja atendido.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.