Câncer: tipos mais comuns e raças mais propensas a ter a doença

Cansaço, apatia, perda de apetite e de peso e, claro, o surgimento de caroços no corpo são os principais sintomas do câncer


O câncer é uma das doenças que mais tem incidência nos seres humanos e também uma das principais causas de morte. Da mesma maneira ocorre com os cães, que infelizmente não estão livres das células cancerígenas. Estas, por sua vez, podem se desenvolver em qualquer fase da vida do cachorro, mas é mais comumente no período geriátrico dos pets.

Neste sentido, os tutores precisam ficar atentos aos possíveis sintomas causados por tumores e em alerta com relação à saúde do peludo, tendo em vista que o quanto mais rápido o câncer for descoberto, mais chances o animal tem de cura.

Outra informação bastante pertinente neste assunto, diz respeito aos tipos de câncer com mais incidência e as raças que são suscetíveis a este problema de saúde.

Sintomas do surgimento de câncer

Câncer: tipos mais comuns e raças mais propensas a ter a doença

Foto: depositphotos

Cansaço, apatia, perda de apetite e de peso e, claro, o surgimento de caroços no corpo. Estes são os principais sintomas de câncer no animal e que precisam de atenção médica o mais rápido possível. Após diagnosticado, o veterinário iniciará os procedimentos para o tratamento mais adequado, que pode ser cirurgia de remoção do tumor, quimioterapia etc.

Os tipos de câncer mais comuns em cães

Assim como os médicos não sabem explicar o porquê que alguns tipos de câncer aparecem mais que outros, os veterinários também não possuem esta resposta. Mas, existem pelos menos seis lugares onde as células cancerígenas se instalam com mais frequência nos cães. Assim, os tipos mais comuns são:

  • Câncer de mama;
  • Tumores malignos no pescoço e na cabeça;
  • Câncer de ossos;
  • Câncer de pele;
  • Linfoma, tipo de câncer que interfere no sistema imunológico;
  • Câncer testicular.

Quais as raças mais propensas em desenvolver células cancerígenas?

Parece inacreditável, mas existem sim algumas raças que estão mais sujeitas em apresentar câncer. Isto não quer dizer, porém que outros animais não corram o risco de apresentar esta doença ou que todos os animais das raças apresentadas a seguir vão desenvolver câncer ao longo da vida. Mas, com relação as estatísticas, os animais que mais são levados aos veterinários com este problema de saúde são:


Reportar erro