Na França existem várias organizações de proteção animal, como a 30 Milhões de Amigos e a Sociedade Protetora dos Animais (SPA).
Estas fundações são duas das maiores instituições formadas pelos franceses e que passam o ano se empenhando para resolver a vida dos pets que vivem nas ruas deste país.
Mas, é durante o verão que estas organizações mais trabalham, tendo em vista que nesta estação do ano as pessoas entram de férias e acabam abandonando os animais usando a desculpa de não ter onde deixá-los.
Com o intuito de diminuir os casos de abandono, as instituições criaram vídeos de conscientização para a população francesa. Contudo, o impacto positivo das campanhas foi tão grande que elas atingiram o mundo todo. E para falar a verdade, não há como não se emocionar.
Campanha da 30 Milhões de Amigos
Transmitido no final da Eurocopa, no jogo entre França e Portugal, o vídeo feito pela 30 Milhões de Amigos tem mais de 12 milhões de visualizações na página oficial da instituição no Facebook.
Para sensibilizar o público, são exibidas cenas em flashback de um abandono que terminou em tragédia para o próprio tutor. A campanha conta a história de um homem que coloca o cachorro no carro e o leva para um bosque. Chegando no destino final, o peludo desce do veículo e o dono o abandona.
Contudo, o cachorro consegue seguir o carro e ao ver esta cena pelo retrovisor, o tutor perde o controle do carro e acaba sofrendo um acidente.
Inconsciente, o homem é retirado de perto do automóvel pelo cachorro. Pouco tempo depois, os bombeiros chegam e o cachorro acompanha todo o resgate, até chegar ao hospital.
Depois de atendido e medicado, o tutor acorda e encontra ao seu lado o cachorro. A lição de moral do vídeo é mostrar que o animal, independente de qualquer coisa, sempre vai estar ao lado do tutor.
Vídeo da Sociedade Protetora dos Animais
A SPA, assim como a 30 Milhões de Amigos, também mobilizou as redes sociais com um vídeo de conscientização a respeito dos abandonos.
Neste caso, a instituição contou a história do cachorro Jim, comparando sua trajetória de vida com a de um atleta. Enquanto o cão corre, o narrador fala que esta pode ser a última corrida do peludo, fazendo uma alusão ao estado de abandono que ele se encontra.
Durante a narração é destacado alguns dos problemas que os animais enfrentam após serem abandonados. Em um dos trechos o narrador comenta que o pet “terá de enfrentar, sozinho, a fome, a sede e o medo”. No final, o animal é resgatado por um voluntário da SPA e a mensagem “Nunca abandone” encerra a campanha.
Números com relação ao abandono na França
As campanhas de conscientização durante o verão na França são intensas devido aos altos números de abandonos de animais nesta época do ano. Só durante o mês de julho de 2015, foram abandonados 2.254 animais.
Estima-se que todos os anos são 100 mil animais deixados para trás por seus donos. Além disso, os peludos possuem um chip de identificação e para não serem responsabilizadas pelo abandono muitas pessoas acabam mutilando os pets para retirarem esses aparelhos.
As leis francesas cobram uma multa de 30 mil euros para quem abandona animais e prevê dois anos de prisão.