As raças de cachorros que são mais medrosas que o Scooby-Doo

Atualmente, os cachorros são considerados grandes amigos do homem, mas no passado as pessoas utilizavam os cães, principalmente, para se protegerem ou defenderem os seus territórios.

Quem nunca ouviu falar que os caçadores adoram a companhia dos bichinhos? Eles são extremamente ágeis e dependendo da situação podem realmente colocar as garras para fora e defender quando for preciso. Com o treinamento adequado, muitos cachorros são capazes de enfrentar perigos, como caça a criminosos ou drogas.

Apesar da maioria ser valente, algumas raças são bem medrosas. Isso foi muito bem representado em um desenho muito popular com o personagem Scooby Doo, um cachorrinho que se tremia todo ao menor sinal de ameaça.

E isso não é só ficção não. Existem mesmo os pets mais valentes e os menos corajosos, que correm e se escondem com qualquer barulho. Ficou curioso? O site ‘Barkpost’ listou as raças mais medrosas de cachorros. Conheça:

1. Whippets

Foto: Pixabay

Essa raça é extremamente sensível e, por isso mesmo, sofre bastante com barulhos e ameaças. Para driblar esse comportamento, o tutor deve oferecer um ambiente calmo e muito carinho. Somente dessa forma, o cãozinho vai se sentir confortável e seguro.

2. Galgos

Foto: depositphotos

A natureza dessa raça é ser corredor. Ou seja, não tem muito a ver com o ambiente doméstico. Por isso eles são grandes, mas extremamente tímidos na presença de humanos, principalmente os desconhecidos.

3. Chihuahuas

Foto: Pixabay

Essa pequena raça costuma tremer bastante na presença de cães maiores ou quando são repreendidas. O seu tutor deve ter paciência e evitar a todo custo a presença de raças maiores ou atos bruscos ou violentos perto deles para que os mesmos tenham uma convivência tranquila e harmônica no seu lar.

4. Sharpeis

Foto: depositphotos

Essa raça é realmente muito fofa. A pele deles formam dobrinhas e é impossível resistir a tanta fofura. Entretanto, eles não são os exemplares mais corajosos, apesar de terem um histórico de cães de guarda. Os sharpeis são muito desconfiados e, por isso mesmo, medrosos. Para driblar essa característica da raça é bom acostumá-lo desde filhote à convivência com outras pessoas além da família.

5. Dálmatas

Foto: depositphotos

Essa raça tornou-se estrela quando foi personagem principal do filme ‘101 Dálmatas’. Esses cães são extremamente divertidos e cheios de energia. Grandes, eles possuem uma beleza exuberante por conta dos pelos malhados em todo o corpo. Apesar disso, eles são medrosos na presença de muitas pessoas. Portanto, é melhor treiná-los antes de conviver com humanos desconhecidos, principalmente, crianças.

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.