As 10 raças de cachorros que adoram correr

Nada melhor do que dividir momentos divertidos com o melhor amigo de patas, não é mesmo? Por essa razão, é importante sempre que for escolher um animal está atento as características que cada um possui e assim proporcionar uma vida digna para os peludos.

Por exemplo, um cão que é extremamente carinhoso não deve ser uma boa opção para pessoas que passam muito tempo fora de casa. Já os que são mais independentes podem se tornar ideais para os papais humanos que trabalham a maior parte do dia.

Esse cuidado também ocorre com animais que possuem determinadas necessidades, como a carência de exercícios. Algumas raças são naturalmente atléticas e por isso, quem deseja tê-las precisa levar este aspecto em consideração.

Cães naturalmente corredores

Braco Húngaro

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr

Foto? reprodução/Pinterest

Também chamado de vizsla, este cão é cheio de energia e por isso torna-se um ótimo companheiro para esportes, principalmente tratando-se de corridas. O corpo atlético foi desenvolvido pensando na caça, mas hoje é uma característica que lhe permite velocidade e resistência à longas caminhadas. O dono de um braco húngaro deve permitir que o animal possa desfrutar de corridas em campos abertos.

Dálmata

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-dalmata

Foto: reprodução/Pinterest

Os charmosos pintadinhos possuem uma considerável energia, a qual só costuma ser sanada após uma corrida diária em campos ou parques. Esta característica decorre do passado dos cães da raça dálmata, os quais eram utilizados como animais de transporte e de guardiões de carruagens, assim protegiam as cargas e podiam correr atrás de possíveis ladrões. Além da energia acentuada, esses peludos também são bem alertas e ativos.

Elkhound Norueguês

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correrelkhound

Foto: reprodução/Pinterest

O cão da raça elhhound norueguês costuma não se sentir à vontade em cidades, isso porque se trata de um animal que adora o campo e ter espaço suficiente para correr e gastar toda a energia que possui. Além de vivaz, é um peludo inteligente, determinado, forte e resistente.

Husky Siberiano

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-husky

Foto: Pixabay

Além de ter muita energia, o cão da raça husky siberiano é forte, determinado e possui uma ótima resistência. Todas estas características fizeram dos animais dessa classe excelentes puxadores de trenó no passado. Atualmente, são tidos como companheiros fieis, mas só costumam ficar tranquilos dentro de casa se tiverem suas necessidades atléticas atendidas.

Lurcher

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-lurcher

Foto: Pixabay

O cão desta raça nasceu da necessidade advinda da nobreza inglesa de ter um animal com o instinto caçador aguçado. Por esta razão, o lurcher é um pet  com faro apurado, cheio de energia, entusiasmo e extremamente veloz. Para criar dentro de casa sem problemas, o tutor deve apostar em passeios longos e até praticar corridas ao lado do peludo. Todavia, fica o alerta sobre o uso da guia, uma vez que ele poderá perseguir outros animais.

Pastor Belga

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-belga

Foto: Pixabay

Inteligente e cheio de energia, este cão precisa de exercícios físicos e mentais. Por estas razões, quem tem interesse em cuidar de um pastor belga precisa estimular o animal com jogos, brincadeiras, truques e muitas caminhadas. Também é extremamente válido corridas em parques e até mesmo no quintal, para que o pet consiga gastar à energia natural.

Pharaoh Hound (Cão do Faraó)

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-farao

Foto: reprodução/Pinterest

Animais desta raça precisam de muito exercício físico de forma diária, como caminhadas, corridas e brincadeiras. Os jogos podem ser feitos com o auxílio de bolas, fazendo o animal ir buscar. Todavia, é necessário ter cuidado, principalmente se o cão do faraó for criado em uma casa com gatos, tendo em vista que adoram caçar e possivelmente poderão perseguir esses animais.

Saluki

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-saluki

Foto: Pixabay

A estrutura do corpo do saluki lembra muito a de atletas, pois ele possui o corpo magro e as pernas alongadas. Assim, trata-se de um cão extremamente veloz e resistente. Para mantê-lo de forma tranquila em casa, é preciso exercitá-lo com corridas diárias e longas, fazendo o animal ficar saciado a respeito destas necessidades naturais.

Setter Irlandês

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-setter

Foto: Pixabay

Diferente da maioria dos animais desta lista, o setter irlandês não gosta de gastar sua energia com esportes, mas sim com brincadeiras. Mesmo assim trata-se de um ótimo corredor e para gastar toda a energia acumulada nesse peludo, o dono precisa dar a oportunidade ao animal de se exercitar em lugares abertos, porém seguros.

Weimaraner

as-10-racas-de-cachorros-que-adoram-correr-weimaraner

Foto: Pixabay

Atlético e ótimo farejador. Duas características que conferem ao cão da raça weimaraner o título de excelente animal para caça. Também é considerado um pet resistente, que pode acompanhar o tutor em caminhadas de longa duração. E, como possui um alto nível de energia pode se tornar um potencial destruidor se estiver em casa entediado.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.