Artista cria ensaio com cães para expressar a depressão

Há cerca de três anos, o fotógrafo inglês Martin Usborne lutava contra uma angustiante depressão, doença que infelizmente nem todos entendem.

Martin, então, decidiu criar um ensaio utilizando cães como modelos, para que através de fotos, ele expressasse o que sentia.

Intitulado de Nice to meet you how are you I’m fine (Prazer em te conhecer como vai estou bem em tradução livre), o ensaio utilizou de uma técnica de fumaça e tecido com o intuito de passar a ideia de penumbra.

Os cães utilizados nas fotografias são todos ‘sem-teto’, nenhum deles recebeu treinamento para a sessão de fotos tanto que, em algumas imagens, alguns animais demonstram agressividade. Houve, inclusive, a participação de um lobo.

voce-parece-otimo

Você parece ótimo

Cada uma das nove fotos recebeu um título, com frases que costumamos usar no nosso dia-a-dia, mas que muitas vezes escondem sentimentos contrários. Como por exemplo a primeira foto do ensaio que foi intitulada “Eu estou bem.”

eu-estou-bem

Eu estou bem

Segundo a descrição do ensaio no site de Martin, os cães representam o lado instintivo e que não pode ser descrito com palavras de nossa natureza humana. Os cães são animais extremamente expressivos quando se fala de sentimentos. Eles conseguem nos fazer entender como eles se sentem sem precisar de uma única palavra.

prazer-em-te-conhecer

Prazer em te conhecer

foi-ha-muito-tempo

Foi há muito tempo…