Aprenda como ensinar o seu cão a rolar

Você é daqueles tutores que adoram ensinar alguns truques ao seu melhor amigo canino? Sentar, se fingir de morto, dar a patinha, ficar…

Se você já conseguiu treinar e ensinar vários movimentos ao seu cachorro, mas ainda não sabe como instrui-lo a rolar, continue lendo o nosso artigo.

Treinar um cão a rolar

Os cães são animais muito inteligentes e adoram aprender truques novos. Treinar um cachorro pode ser divertido para o tutor e para o animal, no entanto, é necessário lembrar sempre que o treinamento requer paciência e tempo.

O tempo que o seu pet levará para aprender o truque depende da dificuldade da manobra. Ensinar ao seu cão o comando de rolar pode ser simples, mas, para isso você precisa saber como fazê-lo.

Aprenda como ensinar o seu cão a rolar

Foto: depositphotos

Para treinar o seu cãozinho a rolar você precisará de paciência, tempo e um petisco para o seu animal de estimação. Ter a guloseima preferida do seu pet em mãos é muito importante para que ele se empenhe mais e mais na tarefa de rolar.

Passo a passo

Confira a seguir quais são os procedimentos necessários para ensinar o seu cão a rolar:

1) Primeiramente, você deve verificar se o seu cachorro sabe deitar. Este é um primeiro passo essencial para completar o truque de rolar. Caso ele não responda ao comando “deita”, você deve treiná-lo para isso primeiro.

2) Dê a seu cachorro o comando para deitar. Ele deve começar deitado sobre a barriga com as patas na frente do corpo e a cabeça levantada.

Se ele tentar levantar, empurre-o cuidadosamente para a posição de sentado. Quando ele estiver sentado, mostre o petisco a ele. Depois, diga a palavra de ordem “rola” e, ao mesmo tempo, mova o petisco, girando o alimento ao redor da cabeça do cachorro para que o focinho dele o siga.

Se você o guiar com a guloseima ao longo de um caminho que faça seu cãozinho rolar, ele vai rolar. Lembre-se de falar “rola” em uma voz clara e amigável enquanto move o petisco para a lateral da cabeça do bicho.

3) Existem outras formas de ensinar o seu cão a rolar. Em uma delas, você também pode ordenar que ele se finja de morto, ou seja, deitar de lado e ficar totalmente imóvel. Neste caso, o segundo passo é segurar a pata traseira que estiver por cima e a parte de baixo das costas do cachorro e, devagar e com muito cuidado, rolá-lo para o lado.

Ao fazer o passo descrito acima, você deve falar “rolar”, para que saiba o nome da manobra. Desta maneira, ele fará a associação e, na próxima vez que você der a ordem, ele saberá o que fazer.

Quando ele fizer o movimento sozinho, lembre-se de oferecer ao seu pet o petisco. Isto mostrará que ele executou a manobra corretamente, o que irá incentivá-lo a repetir o feito.

Se o seu cachorro não aprender a rolar rapidamente, não desanime! É só continuar praticando até que ele consiga fazer o truque sem ajuda. Depois de algum tempo, você não precisará mais mover o petisco por cima da cabeça dele.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.