Troca e queda de pelos em cães

A troca de pelos é um processo natural que ocorre anualmente. Fique por dentro lendo nosso artigo


Todos os dias os cães perdem uma grande quantidade de pelos. E a troca de pelos é um processo natural que ocorre anualmente, porém com intensidade maior com a chegada do verão e do inverno. Esse é um mecanismo fisiológico normal, pois a medida que os pelos vão caindo, novos pelos nascem. Mas como saber quando acontece a troca de pelos e quando o cachorro está com queda de pelos? Por que o pelo do cachorro cai? Veja agora como isso acontece e algumas dicas para cuidar bem do pelo do seu cão.

Por que o pelo do cachorro cai?

Como já foi dito anteriormente, uma das principais causas da queda de pelo nos cães é que é algo fisiológico, que geralmente acontece de acordo com as grandes variações na temperatura como no inverno e no verão.

Mas existem algumas causas que não são naturais, quando as quedas dos pelos são assimétricas, ou seja, quando ocorrem apenas em uma parte específica do corpo, geralmente são causadas por parasitas. Já quando as quedas acontecem em todo o corpo do cão, simétricas, geralmente são consequência de algum tipo de problema hormonal no cão. Na maioria das vezes essas quedas estão relacionadas com micoses, infecções de pele, estresse, sarna e alergias.

Caso o seu cachorro esteja com uma queda de pelo que não é natural, você deve procurar um veterinário, pois essa queda pode ser apenas um sintoma de outro problema ainda maior. É importante que um especialista avalie o caso bem de perto. Veja agora algumas dicas sobre como cuidar dos pelos do seu cachorro.

Troca e queda de pelos em cães

Foto: Reprodução

Dicas nutricionais

  • Cuide bem da dieta do seu cachorro. Essa é uma das melhores formas de reduzir a queda de pelo em excesso, fazendo uma dieta saudável. Procure uma ração que liste a carne como o ingrediente principal.
  • Não dê suplementos vitamínicos ao seu cão, a não ser que sejam recomendados pelo veterinário.
  • Adicione azeite de oliva ou óleo de linhaça à comida do seu cachorro. O ideal para começar é acrescentar uma colher de chá para cada 5 kg de peso corporal.
  • frutas e alguns alimentos que você come ao seu cão. Algumas fatias de maçã (sem sementes), banana e pepino, bem como carnes magras cozidas e comidas ricas em umidade ajudam o cachorro a permanecer hidratado e auxilia na saúde dos pelos.
  • Forneça água limpa e fresca. É importante manter o cão hidratado, pois a pele seca pode causar a queda de pelo e algumas doenças.

Dicas na escovação e cuidados com o pelo

  • O pelo do cão deve ser escovado regularmente. Ao fazer isso, o pelo solto é removido e os óleos da pele são distribuídos no pelo dele. De acordo com a pele do seu cachorro é que você deve escolher a melhor escova ou pente.
  • Use ferramentas especiais para os cães que soltam muito pelo. Essas ferramentas devem ser usadas antes da primavera, quando a pelagem de inverno começa a cair, e outra vez no outono, quando começa a crescer.
  • Dê banhos regularmente. O banho faz com que o pelo solto caia, mas cuidado para não dar banho em excesso. Quando é exagerado, acaba ressecando a pele do cachorro.


Reportar erro