Saúde dos shih tzus: doenças e cuidados básicos

O shih tzu é um excelente cão de companhia, alegre, extrovertido, dócil e que adora brincar. Seu nome significa “cão leão”, e é um dos animais mais apreciados na China, devido sua associação com o budismo.

Neste artigo, saiba como manter a saúde destes cães, atentando para os cuidados básicos com o animalzinho.

Cuidados com a saúde dos shih tzu

Saúde dos shih tzus: doenças e cuidados básicos

Foto: Pixabay

A manutenção da boa saúde de um cão envolve os cuidados com atividade física, pelagem, necessidades de nutrição, vacinação e vermifugação. Veja a seguir:

Vacinação – Além de garantir a imunidade do cãozinho diante de doenças perigosas, vacinar o seu pet contribui com a saúde pública, pois algumas doenças de cães, como a raiva e a leptospirose, são zoonoses, isto é, também atingem os seres humanos;

Vermifugação – O vermífugo deve ser adotado conforme orientação de um veterinário, independente da presença ou não de vermes intestinais no cão. Este remédio pode ser administrado como medida preventiva e para eliminar os vermes, auxiliando no bem-estar e na saúde dos animais;

Necessidades de nutrição – Os cães da raça shih tzu apresentam necessidades nutricionais específicas. A quantidade de ração adequada varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, que deve ser alimentado de duas a três vezes por dia. Lembre-se também de manter água fresca à vontade sempre ao alcance do seu pet. A qualidade da ração também é fundamental para a saúde dos cães, sendo que as do tipo “premium” e “super premium” são as nutricionalmente balanceadas. O cão adulto deve ser alimentado com calorias restritas para evitar o excesso de peso. A dieta adequada do shih tzu durante a fase de crescimento vai possibilitar a saúde do cachorro na fase adulta;

Pelagem – Escovar e pentear os pelos do shih tzu todos os dias é necessário para evitar os nós. As orelhas também devem ser verificadas semanalmente para evitar qualquer problema;

Atividade física – Muitas das necessidades de exercício físico do shih tzu podem ser satisfeitas com jogos e brincadeiras, no entanto, este cão ainda precisa de outras atividades, como caminhadas ao ar livre, uma ou duas vezes ao dia. Quando o dia estiver quente, o cuidado deve ser redobrado, porque o cão é mais propenso a superaquecimento devido ao seu focinho curto.

Doenças mais frequentes

No geral, o shih tzu é um cão saudável e apresenta poucos problemas clínicos, no entanto, algumas doenças podem ser diagnosticadas com maior frequência nesta raça.

Dentre as doenças mais comuns estão os problemas oculares, como lacrimejamento constante, conjuntivite e úlcera de córnea; otites; dermatite alérgica e ruptura do ligamento cruzado.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.