Ouvido do cachorro sangrando: o que pode ser?

Alguns tutores às vezes se surpreendem com seus cães sangrando pelo ouvido. Contudo, antes de entrar em desespero, atente para a possibilidade de ser apenas um arranhão causado pelas coceiras constantes do cachorro na região das orelhinhas. Outra causa para esse sintoma tão assustador é a otite, que estando em um grau mais elevado pode dar margem ao sangramento. Mais simples ou mais complicado, somente algo é certo: leve seu cachorro no veterinário assim que notar esse sintoma.

Otite em cachorros

A inflamação aguda ou crônica do conduto auditivo do cachorro é chamada de otite. Esse problema é bastante incômodo para o cão e pode surgir de uma infecção viral, bacteriana ou fúngica atingindo externa ou internamente o ouvido do pet. É possível observar o problema no comportamento do seu cachorro. Ele irá coçar bastante a orelha, que pode apresentar secreção amarela ou escura e odor desagradável. Outros sintomas são o inchaço (edema), vermelhidão na orelha com ou sem a presença de sangue, descamação da pele, sensibilidade excessiva, inquietação e alteração na postura da cabeça.

Imagem de lateral de focinho de cão

Foto: Depositphotos

Como tratar?

É muito importante levar o animal ao veterinário assim que suspeitar do comportamento estranho dele. Quando a otite é externa, muitas vezes basta simplesmente limpar os ouvidos com soluções indicadas pelo veterinário. Contudo, se o problema for interno, será necessário fazer um tratamento mais cauteloso com antibióticos ou antifúngicos administrados por via oral e aplicação de medicamentos dentro do ouvido. É possível, no entanto, que seu cachorro, atormentado com dor e coceira, se torne agressivo e não dê margem às limpezas e aplicações de remédio. Se esse for o caso do seu pet, pergunte ao veterinário soluções ou leve-o para tomar as doses com o profissional, que talvez tenha de anestesia-lo.

Prevenir é sempre o melhor remédio

A otite é uma inflamação que causa sintomas muito incômodos no cachorro e não há quem não se compadeça dos bichinhos em situações de dor. O melhor a fazer para eles, na verdade, é cuidar para que esses problemas jamais venham a acontecer. Por isso sempre faça limpezas no canal auditivo externo do cão, de preferência uma vez por semana. Se costuma nadar com seu pet, limpe o ouvido dele depois do mergulho. Para os mais peludos, apare o cabelo de dentro das orelhinhas com muito cuidado (consulte um veterinário para isso).

As infecções de garganta também apresentam risco aos cães, podendo progredir e atingir o ouvido do pet. Portanto cuide imediatamente ao perceber que seu cachorro está sofrendo com dores de garganta.

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como redatora e editora para a iHaa Network; repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos; repórter na Revista Nordeste; marketing e mídias digitais no Grupo Neyla Venâncio; e redatora freelancer. Atualmente é assessora parlamentar e, em paralelo ao ofício como jornalista, é professora de inglês e grande entusiasta da língua.