Malefícios do cigarro para seu cachorro

O cigarro, durante muito tempo era considerado fundamental entre as pessoas que queriam ser aceitas em certos grupos sociais. Era como um tipo de status na sociedade, porém hoje em dia as coisas mudaram. As indústrias tabagistas, mesmo faturando milhões com a venda dos cigarros, tem enfrentado algumas dificuldades para anunciar os seus produtos. Isso acontece porque há diversas restrições quanto a publicidade do produto, além de serem obrigados a exibir nas embalagens campanhas contra o cigarro.

O motivo para toda essa propaganda contra o tabagismo é que o cigarro causa diversos problemas para a saúde das pessoas, e infelizmente não são apenas os fumantes que se prejudicam com esse hábito, as pessoas não fumantes que ficam perto também são prejudicadas e os animais também. Principalmente os cães, que costumam sempre ficar perto dos seus donos.

O fumante passivo

As pessoas e animais que acabam ficando próximas aos fumantes acabam se tornando fumantes passivos, ou seja, eles não fumam diretamente, mas por estarem no mesmo ambiente que o fumante, acabam inalando a fumaça do cigarro e fumam involuntariamente.

É importante compreender que quando você fuma, além de estar colocando em risco a sua saúde, estará colocando em risco a saúde do seu cachorro ou da pessoa que estiver próxima.

Malefícios do cigarro para seu cachorro

Os malefícios para os cães

As consequências para os cães que convivem com fumantes e ficam próximos a eles na hora de fumar são diversos. Entre os principais problemas que o cachorro pode adquirir temos: a bronquite alérgica, dermatológica, problemas respiratórios e até mesmo câncer. Os tumores nasais são duas vezes mais frequentes em cães que moram com pessoas que fumam.

Há ainda alguns profissionais dessa área que afirmam que o cão pode ter coceiras, lesões na pele e também nas córneas.

Caso você não consiga ou não queira largar o vício de fumar, tente evitar ao máximo soltar fumaça perto do seu cachorro, saia de casa ou vá para lugares onde haja boa circulação de ar e evite que seu cão inale. Evite também deixar o cinzeiro em ambientes que o cachorro frequente e permaneça por mais tempo, pois o cigarro que estiver no cinzeiro vai continuar emitindo a fumaça e consequentemente seu animal de estimação irá inalar.