Leve o seu cão regularmente aos dentistas veterinários

Descubra a importância dos dentistas veterinários e saiba como cuidar da boca do seu cachorro com auxílio desses profissionais


A saúde bucal dos pets é bastante semelhante a dos humanos e deve também ser tratada pelos dentistas, mas veterinários. Essa área de especificação tem crescido bastante com o passar do tempo, já que os cães possuem necessidades de limpezas, destartarização, entre outros tratamentos que, quando não realizados, podem interferir na saúde do pet.

Quando procurar um dentista veterinário?

Para os animais de estimação, o mau-hálito é bastante comum, sendo inclusive motivo de brincadeiras, mas deve ser tido como um alerta. Cerca de 80% dos animais que tem idade acima de 3 anos apresentam doenças dentárias que podem acabar levando as consequências bastante graves.

Problemas de saúde dentários em cães

Imagem de dente de cão

Foto: Pixabay

Existem atualmente diversos produtos que ajudam no tratamento e também na limpeza dos dentes dos pets, o que ajuda o processo de combate a essas doenças bucais. Ainda assim, é essencial as visitas a um médico especialista, certo?

Raramente os cães apresentam alguns sinais de dores nos dentes, mas com alguns sintomas podemos começar a notar alguns problemas. O mau hálito, assim como marcas de sangue nos brinquedos do pet ou na saliva, saliva viscosa e gengivas vermelhas podem ser sinais de que há algo errado com a saúde bucal de seu pet.

Outros sinais aos quais você deve ficar atento são os corrimentos nasais e espirros, perda de dentes, dificuldade para abocanhar comida, mastigação de um dos lados apenas, além de caroços e inchaços na região da boca.

A gengivite canina é um dos problemas mais comuns relacionados à saúde bucal do pet, podendo causar a perda dos dentes ou podem ter consequências ainda piores, fazendo com que as bactérias migrem para a corrente sanguínea e afetem outros órgãos. No mais, o tártaro, dentição dupla, câncer de boca e outras doenças e problemas bucais que acometem comumente os humanos podem acometer os cães.

Produtos para a saúde bucal canina

Além da visita ao veterinário dentista, outras medidas podem ser tomadas constantemente para cuidar da saúde bucal do seu cão. Existem escovas específicas para os cães, assim como pastas que devem ser usadas para fazer a limpeza dos pets pelo menos uma vez na semana. Você pode, também, oferecer rações de qualidade e dar brinquedos que podem ajudar na limpeza dos dentes do seu cão. Para isso, converse sempre com o veterinário de sua confiança, pedindo orientação quanto ao melhor meio de manter seu pet saudável.


Reportar erro