Veterinário já – Situações que pedem o doutor imediatamente

Confira algumas situações emergenciais que exigem a procura por um médico veterinário imediatamente e saiba como salvar o seu cão


Muitas situações que levam os cães à situações emergenciais são bastante comuns, por isso tenha sempre contato com algum médico veterinário e informe-se sobre plantões, afinal nunca se sabe quando pode acontecer um acidente. A nossa dica aos tutores, é ter sempre um kit de primeiros socorros em casa e prestar muita atenção nos sinais dados pelo cão.

Normalmente as doenças dos cães não são muito levadas à sério, principalmente por não termos como entender o que o cãozinho está sentindo, além do que é visível. Alguns sinais, no entanto, devem ser observados e jamais ignorados, pois a saúde e a vida de seu cão podem depender de uma ação rápida. Confira.

Vômito ou diarreia

Pois é, muita gente acha que é comum o vômito ou a diarreia e sempre associa isso à alimentação inadequada ou algo que o pet comeu. O estômago, no entanto, quando inflamado, pode ficar bastante sensível causando vômito, inclusive, com a ingestão de água. Cães que estejam com diarreia e vômito não devem ser alimentados e nem ter água à sua disposição. A consulta com um profissional deve ser feita e soro deve ser administrado direto na veia.

Dificuldade para urinar

Normalmente a dificuldade para urinar representa algo grave, por isso corra para um veterinário assim que notar. É importante lembrar que a bexiga dos cães fica localizada no abdômen, pertinho das patas traseiras. Por isso, é essencial cuidar ao manipular o cão para levar ao veterinário, não aplicando pressão na região que provavelmente estará bastante dolorida.

Fraqueza

A fraqueza no pet é realmente um sinal de alerta: se ele apresentar colapso, ou fraqueza muito intensa, procure um veterinário imediatamente, sem administrar medicamentos por conta ou procurar informações na internet e com atendentes de lojas. Evite altas temperaturas e contato com a região abdominal, além de evitar também causar estresse ao bichinho. A falta da alimentação e da ingestão de bebidas também é um sinal de alerta que não deve ser ignorado.

As pernas fracas também são um importante sinal, pois frequentemente significam que há uma dor aguda incomodando seu amigão. Carregue-o lentamente e com muito cuidado até o carro, não obrigando-o a caminhar até lá.

Veterinário já - Situações que pedem o doutor imediatamente

Foto: Reprodução

Hemorragias

Quando houver sangramento no cão, pressione de forma suave e contínua com uma toalha ou tecido semelhante, mas somente quando isso puder ser feito sem que o animal sinta dor – pois isso pode causar mordidas involuntárias e muito sofrimento. Isso também vale para cães que sofreram quedas ou atropelamento.

O contato com a área que está doendo faz com que até mesmo cães bastante calmos mordam. Quando tiver dúvidas, use um cobertor grosso para manipular e carregar o cão até o veterinário.

Intoxicação

No caso de intoxicação por veneno ou qualquer outra substância, não dê nada à ele! Nem mesmo o leite que muitas pessoas pensam que vai resolver: essa situação é urgente e os tratamentos caseiros não devem ser feitos. Não corra riscos de piorar a situação, certo? Procure ajuda imediata.


Reportar erro