Surdez – Como saber se meu cachorro tem?

Veja quais são os sintomas mais comuns da perda de audição para cuidar melhor do seu animal

Nas duas primeiras semanas de vida, todos os cachorros são surdos, já que é somente por volta dos 14 dias de vida que os ouvidos se abrem e o animal pode começar a perceber e distinguir os sons.

A surdez de nascença (congênita) não é incomum em cães de raça como Dálmatas, Collies, Bull Terrier, Boston Terrier, Paster de Shetland e Bull Terrier. A surdez adquirida pode ocorrer por uma série de diversos fatores, como as otites (infecções de ouvidos), trauma (pancadas, atropelamentos) com o consequente rompimento dos tímpanos; tumores nos ouvidos ou no cérebro, pólipos ou cera obstruindo o canal auditivo e a surdez decorrente do envelhecimento.

Surdez – Como saber se meu cachorro tem?

Sintomas da perda de audição nos cães

Para saber se o seu animalzinho de estimação está perdendo a audição, fique atento a alguns sinais e sintomas, como os descritos a seguir:

• Latidos em excesso e/ou sem motivos;
  • Não responde quando é chamado;
  • Indiferença aos sons do ambiente, não demonstrando interesse em brinquedos que produzem barulho;
  • Principalmente se for idoso, pode dormir demais e não acorda mesmo quando tiver um barulho alto;
  • Mostrar-se incomodado ou coçar os ouvidos quando estes são tocados, principalmente se se tratar de caso de otite, que pode vir acompanhada de mau cheiro;
  • Agitar a cabeça frequentemente.

O diagnóstico da surdez nos cachorros

Caso você observe alguns dos sinais descritos acima e suspeite que o seu cão esteja surdo, você deve procurar um médico veterinário para a realização de um exame clínico e, caso a suspeita seja confirmada, identificar a possível causa da perda de audição e a possibilidade de o animal ter outras alterações congênitas.

No exame clínico, o veterinário irá, primeiramente, testar a audição do cão com procedimentos bem simples: produzir barulho, chamar pelo nome e apitar.

De acordo com o caso, além do exame clínico do ouvido com otoscópio, outros exames complementares podem ser utilizados, tais como os de laboratório, para saber sobre algum tipo de infecção, e raios-X, que permitirá a visualização de alguma possível formação diferente, como um tumor.

Além disso, de acordo com os recursos disponíveis na sua cidade e região, exames através de tomografia podem ser necessários, para esclarecer de forma mais precisa a causa real e a melhor forma de lidar com o cachorro que sofre com a surdez.

Se você observar algum dos sinais e sintomas descritos neste artigo, não fique em dúvida e leve o seu pet ao médico veterinário para receber as devidas orientações.