Sinais de doenças cardíacas em cães

Como em humanos, os problemas cardíacos em cachorros são super sérios


Problemas cardíacos sempre causam pânico em qualquer ser vivo, seja ele humano ou animal. Por isso, você que possui um cão é bom ficar atento(a) caso tenha percebido que o seu animal está sofrendo algum transtorno dessa ordem.

É certo que somente um veterinário poderá confirmar ou não se o bicho está ou não com alguma dificuldade cardíaca. Todavia, o aparecimento de alguns sintomas pode ser presságio de algum problema no coração. Atenção redobrada!

Sinais de doenças cardíacas em cães

Foto: Reprodução

Respiração ofegante

Qualquer alteração no sistema respiratório deve ser encarada como sinal de alerta. Transtornos cardíacos podem causar respiração acelerada ou dificuldade para respirar, além de falta de ar.

Tosse

Trata-se de um sintoma decorrente de diversas doenças, entre as quais problemas cardíacos.

Comportamento alterado

Indisposição para brincar, inatividade, aparência deprimida, cansaço com facilidade e relutância ao exercício também podem ser traduzir em sintomas de que o seu cachorro está com doença de ordem cardíaca.

Alterações no peso

Um dos sintomas mais significativos de que o animal está com alguma complicação no coração é a perda de peso. Já um aparente, mas não real aumento de peso pode ocorrer motivado por um inchaço no abdômen causado por líquido em decorrência de insuficiência cardíaca.

Sem apetite

Comum em muitas doenças, a falta de apetite associada a um dos demais sintomas citados nesta publicação, pode indicar que o cão está doente do coração.

Agitação

Cão apresentando impaciência, inquietude, estresse ou agitação, principalmente durante o período noturno, além de complicação em deitar para o sono também pode significar que o mesmo está com doença cardíaca.

Cansaço

Qualquer sinal de fraqueza, debilidade ou cansaço fique atento(a)! Além de comuns ao envelhecimento do animal, esses podem ser sintomas -se combinados a um dos outros listado neste texto- de algum problema cardíaco.

Desmaio

Em casos que o animal sofre – mesmo que temporariamente – algum desmaio ou perde de consciência, pode ser presságio de várias doenças graves, entre as quais a relacionada ao sistema cardíaco do animal.

Edema

Compreendido como o inchaço que afeta os tecidos do corpo, o edema no seu bicho pode também ser sinal de problema no coração, uma vez que o abdômen do cão e suas extremidades podem apresentar inchaço em decorrência de acúmulo de líquido nos pulmões, o que dificulta a respiração.

Isolamento

O cão que se afasta, se separa ou se isola de outros animais e até mesmo do seu dono, pode estar necessitado de auxílio veterinário devido algum problema grave de saúde, o que pode ser doença cardíaca.


Reportar erro