Saiba quais são as doenças mais comuns de algumas raças de cão

Diversas questões são levantas quando o assunto é a compra de animais de raça. Não que esses animais não mereçam um lar e precisam ser amados, pelo contrário, seja de raça ou vira-lata, todos os animais devem ter o direito à alimentação, saúde e moradia adequadas. O problema está na falta de cuidado que alguns tutores têm ao comprarem um cão. Não conhecer o vendedor, os pais do filhote e nem em quais condições eles vivem, são alguns dos erros mais comuns cometidos por aqueles que querem um pet de raça.

Saber como os animais vivem e quais são os pais do cachorro a ser comprado pode impedir que você financie crimes contra animais ou tenha problemas futuros com relação à saúde de seu filhote. Isso porque, alguns criadores, se preocupam mais com o dinheiro do que com o bem-estar de seus procriadores. Para se ter uma ideia, há 300 doenças genéticas causadas por cruzamentos forçados. Além disso, quanto mais próximo o grau de parentesco entre os cães, maior é a chance do animal desenvolver doenças. Veja a seguir quais são os problemas de saúde que mais atingem determinadas raças.

Saiba quais são as doenças mais comuns de algumas raças de cão

1. Lulu da Pomerânia/ Spitz Alemão

Estes animais sofrem com dois problemas de saúde muito comuns, o deslocamento da patela (rótula) e a degeneração da retina. A primeira doença é campeã no Lulu, pois 40% dessa raça convive com a rótula saindo do lugar constantemente, o que causa dor e, a longo prazo, artrite. Já o segundo problema, pode levar a cegueira.

2. Chihuahua

A pequena estatura desses peludinhos está associada a um problema muito sério que ocorre devido ao aumento de fluidos cerebrais, a chamada hidrocefalia. Esse volume aumenta a pressão do cérebro, causando fortes dores, perda das funções cerebrais e em casos mais graves, a morte do cachorro.

3. Pug

Os cães desta raça foram criados para terem o focinho curto, por essa razão, o ar quando inalado não tem tempo o suficiente para ser resfriado e enviado devidamente para os pulmões. Esta situação gera aumento da temperatura corporal do pug. Frente a isso, não é indicado que esses cães façam muito esforço, principalmente, em dias muito quentes. Caso contrário, a crise respiratória pode ser tão forte que leva o pet a morte.

4. Basset Hound

Por ter orelhas muito grandes, o basset hound corre o risco muito grande de ter inflamações no canal auditivo provocadas por germes que usam esse meio para afetar a saúde do animal. Além disso, são pequenos, compridos e pesados. Todos esses fatores contribuem para dificultar a vida desses cães no momento do cruzamento. Desta forma, precisam de uma ajudinha do tutor.

5. Dobermann

Aproximadamente 40% dos cães dessa raça acima de oito anos, sofrem com insuficiência cardíaca e com o acúmulo de líquido no pulmão. Esse problema ocorre devido aos ventrículos do coração que se dilatam e, consequentemente, o músculo cardíaco enfraquece quando vai contrair e bombear o sangue de maneira apropriada.

6. Collie

Lindos e muito peludos, o collies sofrem com uma anomalia nos olhos. Aproximadamente 90% dos cães dessa raça têm esse problema que afeta o nervo óptico e a retina.

7. Golden Retriever

Displasia coxofemoral é uma doença bem típica de animais de grande porte. Esta enfermidade surge porque a cabeça do fêmur não se encaixa corretamente na bacia. Isso desgasta e dificulta a locomoção com as patas traseiras, muitas vezes os animais precisam recorrer a cadeiras de rodas para se locomoverem. Outro problema enfrentado por essa raça é o desgaste da articulação do cotovelo.

8. Dálmata

Esta é a raça que mais sofre com a surdez e ela pode até ser identificada antes que aconteça. Por exemplo, de acordo com estudiosos, o dálmata que tem mais parte branca no corpo está mais propenso a desenvolver essa deficiência. Até 30% dos animais dessa espécie ficam surdos de um ouvido, enquanto que 10% tem o problema auditivo nos dois.

9. Pastor Alemão

Um grande problema de saúde que afeta cães da raça pastor alemão se refere as articulações e coordenação das patas traseiras. Isto ocorre devido a anca ser mais baixa que a cernelha, que é o ponto mais alto das costas do animal. Este desequilíbrio no corpo dos pets é comum nos que participam de competições e exposições. Porém, não é saudável para o peludo, uma vez que, ao ter esse problema, as patas traseiras se abrem como as de um sapo.

10. São Bernardo

Esta raça é uma das maiores que existem. Mesmo demonstrando força, este gigante sofre com um grave problema gástrico. Esta enfermidade é caracterizada pela dilatação do estômago devido os gases. O órgão se estende de forma descontrolada e acaba provocando uma torção em si mesmo. Frente a isso, o animal é prejudicado pelo suprimento de sangue e alimento para os órgãos que compõe o sistema digestivo.

Conheça algumas doenças que atingem humanos e cachorros: