Gastrite em cães: saiba como tratar

Gastrite em cães? Saiba que tem como tratar. Confira a seguir quais são os tratamentos recomendados, quais são as causas dessa enfermidade e quais os sintomas que o seu animalzinho pode demonstrar. Veja agora!

Assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter gastrite. Diante desse problema, tutores podem se perguntar: “qual o melhor tratamento para essa doença?” ou “quais são as causas, os sintomas e a prevenção da gastrite?”

Mas antes de mais nada, é importante entender do que se trata esse problema. “Gastrite é uma inflamação que ocorre na parede que reveste o estômago, causando dor e incomodo ao cãozinho“, explica o médico veterinário Cesmar Sotkeviciene Moura, do canal Atemdo Vet.

Tratamento da gastrite em cães

Quando o cão é diagnosticado com gastrite, o tratamento deve ser recomendado por um profissional da área veterinária. Não é indicado tentar tratar do cachorro em casa, pois o uso de determinados medicamentos pode piorar ainda mais o estado clínico do animal.

Em casos de gastrite em cães é recomendado tratar começando pela alimentação

O tratamento deve ser recomendado por um profissional da área veterinária (Foto: depositphotos)

De acordo com a clínica veterinária Arca D’Água, os animais que apresentam os sintomas da gastrite precisam sofrer uma mudança na alimentação. “Animais com sinais clínicos e lesões histológicas leves podem responder a alimentação exclusiva de uma dieta rica em proteínas hipoalergênica”, confirma a unidade em publicação no Facebook.

Ainda segundo a clínica, em casos mais graves é preciso outras medidas. Além da mudança na alimentação, o cachorro pode precisar de terapia imunossupressora.

De qualquer maneira, o tratamento da gastrite em cães deve ser receitado por um médico veterinário da confiança do tutor. Só esse tipo de profissional está habilitado a escolher o melhor método de bloqueio dessa doença.

Veja também: Ração terapêutica para cães

Quais as causas da gastrite em cachorros?

Segundo o veteriário Cesmar, existem diversas causas que explicam a gastrite em cachorros. Entre elas está a ingestão de medicamentos, intolerância alimentar, alergia e ingestão de alimentos estragados.

Vírus, parasitas e bactérias também podem ser responsáveis pela inflamação nas paredes do estômago do animal. Além dessas, outras causas são: ingestão de produtos tóxicos tanto químico como plantas tóxicas, câncer no estômago e inflamações na parede do intestino.

Outra causa muito comum da gastrite é o estresse, que pode ser causado no animal por um afastamento prolongado do dono ou a chegada de um novo animalzinho na casa”, completa Cesmar Sotkeviciene Moura.

Os tipos de gastrite canina

Gastrite crônica

Para a veterinária Priscilla Pinel, a gastrite crônica é o resultado de várias doenças que afetam o estômago dos cães. Como exemplos podem ser citadas a gastrite superficial crônica, atrófica crônica, hipertrófica crônica e eosinofílica.

Gastrite aguda

a gastrite aguda é o resultado de imprudência na alimentação do cão. Certos alimentos são tóxicos para cachorros e podem provocar danos na mucosa gástrica.

Gastrite hemorrágica

Em trabalho desenvolvido para  a Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária,  estudantes e profissionais da área veterinária explicam as razões para a gastrite hemorrágica.