Diarreia no cachorro – O que pode ser?

A diarreia no cachorro não é algo incomum, no entanto, caso venha acompanhada de outros sinais clínicos, é necessário ir até uma clínica veterinária para saber o que está acontecendo com o seu pet.

A causa da diarreia no cão pode ser algo simples, como a ingestão de alimentos não apropriados, mas também pode ocorrer por vermes, parasitas ou outro motivo mais grave. Por isto, o quadro nunca deve ser ignorado e a consulta com um profissional é bastante recomendada. Se não for tratada corretamente, uma simples diarreia pode levar o animal a uma desidratação severa ou algum problema ainda mais grave.

Neste artigo, conheça algumas causas da ocorrência diarreia no cachorro.

Principais causas da diarreia no cachorro

Alimentação

Alimentação inadequada, mudança na dieta do animal ou a troca da marca da ração são algumas das causas mais comuns da diarreia em cães. Se for possível, volte para a dieta anterior ou consulte um veterinário para saber o que pode ser feito.

Exageros na alimentação e a ingestão de comidas muito gordurosas ou estragadas também podem ser o motivo da diarreia no pet.

Diarreia no cachorro – O que pode ser?

Doenças

A diarreia é um sinal clínico de diversas doenças que podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitos. Algumas das principais são as seguintes:

– Bactérias como a Escherichia coli ou Salmonella sp.;
– Diversos vírus podem causar diarreia, sendo que os mais comuns são o parvovírus e o vírus da cinomose;
– A diarreia também pode ser causada por diversos parasitos, como as verminoses, e o protozoário Giardia.

Problemas em órgãos como fígado, pâncreas e rins também causam a diarreia canina e, na maioria destes casos, as fezes são acompanhadas de sangue. Ao observar a combinação de diarreia e sangue, leve o cãozinho a uma clínica veterinária imediatamente.

Estresse

Mudanças na rotina, moradia, a ausência constante do dono ou o aparecimento de um novo membro na família são alguns dos fatores que causam estresse nos cães. O estresse pode provocar algumas mudanças no organismo do animal, levando ao aparecimento da diarreia e outros problemas.

Intoxicação

A ingestão de substâncias presentes em produtos industrializados, como os de limpeza e venenos para insetos, também pode ser uma das causas para a ocorrência da diarreia canina.

O que fazer?

Se o vermífugo do cão não estiver em dia, se ele não tiver tomado todas as vacinas, se a diarreia persistir e as fezes tiverem um odor muito forte ou diferente, leve o animalzinho para uma clínica veterinária imediatamente.

Lembre-se que a hidratação é muito importante, por isso, sempre deixe água fresca ao alcance do seu pet.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.