Diabetes nos cachorros

Diabetes Mellitus é uma doença metabólica comum em cães, principalmente nos adultos e idosos. Trata-se de uma doença silenciosa, causada tanto pela diminuição da produção de insulina quanto pela diminuição da ação deste hormônio produzido pelo pâncreas, que ajuda a transportar a glicose do sangue para as células do corpo.

Vários fatores parecem contribuir para o desenvolvimento da diabetes nos cachorros: pode ser um fator genético, obesidade, resultante de processos infecciosos, pancreatite e outras doenças; resultado da administração de alguns tipos de medicamentos, como os corticoesteroides e outros.

Diabetes nos cachorros

Foto: Reprodução

A diabetes canina é mais comum nas seguintes raças: Labrador, Golden Retriver, Dachshunds, Yorkshire Terriers, Poodle, Rottweiler, Huskie Siberianos, entre outras. Apesar da maior incidência em determinadas raças, qualquer cão pode ter diabetes.

Saiba mais sobre esta doença para cuidar melhor do seu animal de estimação.

Sinais clínicos e sintomas da diabetes em cães

• Urinar mais frequentemente que o normal;
  • Ter mais sede, beber mais água que o normal;
  • Sinais de catarata, manifestando-se com olhos opacos ou perda de visão;
  • Apetite maior que o normal, embora muitas vezes haja a perda de peso.
  • Algumas doenças ocorrem em conjunto com o diabetes mellitus, incluindo a doença de Cushing (hiperadrenocorticismo), o hipotiroidismo, infecções do trato urinário, a pancreatite aguda e câncer. Estas doenças podem complicar o diagnóstico e o tratamento da diabetes.

Se o seu animal de estimação apresentar qualquer um dos sintomas descritos acima, leve-o ao médico veterinário para que sejam realizados exames específicos e seja dado um diagnóstico mais preciso para que o tratamento se inicie o mais rápido possível. Além de analisar os sinais clínicos, o veterinário solicitará exames de urina e sangue do seu cão.

Como é feito o tratamento da diabetes em cachorros?

A diabetes não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento da diabetes em cachorros é feito através de dieta, exercícios físicos, aplicação de insulina, monitoramento da glicemia e check-ups periódicos.

• Dieta: A dieta é fundamental no controle da diabetes, com a ingestão de alimentos que contêm menores quantidades de carboidratos, respeitando-se os horários e a quantidade diária de alimentos.
  • Exercícios: A prática de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios, mas no caso do cão diabético, deve ser controlada. O veterinário poderá indicar o exercício mais recomendado para o seu animalzinho.

Insulina: Algumas vezes é necessária a aplicação diária de insulina, para regular as concentrações da glicose no sangue do cachorro.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.