Descubra tudo sobre o câncer em cães

O câncer é uma doença cada vez mais diagnosticada em cães, afetando os bichos de maneira agressiva. Conheça as causas e os sintomas da doença


Infelizmente, o câncer é uma doença cada vez mais diagnosticada em cães, afetando os bichinhos de maneira agressiva. Assim como acontece com os seres humanos, quanto mais cedo a doença for diagnostica no pet, maiores são as chances de cura.

Para isto, o tutor deve estar familiarizado com os sinais que o câncer dá e, assim, iniciar o tratamento do animal de estimação.

Tipos de câncer mais comuns em cães

As neoplasias que mais afetam os cães incluem o câncer testicular, câncer de mama, câncer de pele, câncer em regiões da cabeça e do pescoço, linfoma, câncer ósseo e leucemia. Apesar de serem estes os de maior frequência, o câncer também pode se desenvolver em qualquer órgão, como no útero, no baço, nos ovários, pulmões, fígado, entre outros.

A denominação câncer é usada quando há a presença de um tumor maligno, em que existe a possibilidade de metástase, isto é, de as células cancerígenas disseminarem-se pelo organismo, atingindo diversas regiões.

Causas do câncer em cães

Existem algumas situações e condições que podem aumentar os riscos de um cachorro desenvolver câncer, incluindo a idade avançada, pele despigmentada, exposição ao sol, determinadas doenças virais, dentre outras.

Os cães de qualquer raça, porte e idade estão sujeitos ao desenvolvimento desta doença, por isto, é fundamental que o tutor leve o seu animal de estimação para consultas periódicas com veterinários. O tratamento da doença varia de acordo com o tipo de câncer.

Descubra tudo sobre o câncer em cães

Foto: Reprodução/ internet

Sintomas do câncer em cães

Entre os principais sinais apresentados pelos cães com câncer estão os seguintes:

Dor

O cachorro começa a apresentar evidências de dor ao andar, pular, correr ou qualquer atividade que era comum no seu cotidiano.

Mudanças ou dificuldade ao usar o banheiro

O tutor deve prestar atenção a qualquer alteração na frequência com que o pet usa o banheiro: dificuldade para urinar ou defecar, ir muito ou pouco ao banheiro e a presença de sangue em sua urina ou fezes são situações que exigem atenção.

Depressão ou desânimo

Muito sono, pouco ânimo e nenhuma disposição podem ser sintomas da doença e devem ser verificados pelo veterinário.

Tosses frequentes ou dificuldade para respirar

Tossir muito ou respirar com dificuldade pode ser sinal de problema cardíaco, doença no pulmão ou câncer.

Mudança no apetite

A falta de apetite e a dificuldade para comer devem ser investigadas por um especialista.

Perda de peso

A perda de peso pode indicar câncer ou outras doenças

Feridas que não cicatrizam

Feridas que não saram podem sinalizar infecção, doença de pele ou câncer.

Odores anormais

Se o cãozinho apresentar odores fortes na boca, orelha ou em qualquer parte do corpo, isto pode ser um indício de câncer.

Caroços e inchaços

Nem todos os caroços e inchaços sinalizam a doença, mas é importante levar o pet ao veterinário para verificar.


Reportar erro