Artrite e artrose em cães

Entenda o que são e saiba como identificar e tratar essas doenças


A artrite e a artrose são duas doenças que podem agravar seriamente a saúde de seu cão, principalmente na fase adulta e quando ficam idosos. Com idade entre 7 e 8 anos, a vulnerabilidade dos cães e gatos para doenças como estas aumentam muito, afetando as articulações e os deixando incapazes de realizar algumas tarefas que, antes, eram comuns em suas rotinas.

Artrite

Artrite é como chamamos a inflamação de uma articulação e, normalmente, a crise vem a desaparecer com o uso de medicamentos apropriados.

Artrose

Artrite e artrose em cães

Foto: Reprodução

A artrose, por sua vez, é uma articulação que é afetada cronicamente, ou seja uma artrite que está permanecendo na articulação e está sempre piorando. Os medicamentos podem ser administrados como uma forma de aliviar os sintomas, mas essa doença progressiva não tem cura.

Tanto a artrite como a artrose podem aparecer em qualquer uma das articulações: cotovelos, joelhos, pulsos, coxofemorais – entre as coxas e a bacia -, ou ainda, em casos mais graves, na coluna.

Artrose na coluna

A artrose na coluna, em seu grau máximo, é chamada de espondilite e é quando acontece uma fusão nas vértebras devido à ossificação das articulações. Isso causa dor e rigidez na coluna, dificultando em muito a vida dos animais. Nestes casos, os remédios praticamente não surtem efeito, mantendo o sofrimento dos cães com dores fortíssimas e, muitas vezes, até mesmo, impedidos de se movimentar. Em muitos casos de espondilite, os cães tem que ser sacrificados.

Causas

A artrite pode ser causada por diversos fatores, assim como a artrose. Entre as causas, podemos citar atividades com movimentos bruscos, quedas, atropelamentos, tendência genética e obesidade. Por isso, sempre que alguma dessas coisas acontecer com seu cão ou gato, fique atento.

Sintomas

Entre os principais sintomas, segundo a Dra. Rubia Burnier, são a redução das habilidades motoras, dificuldade para subir e/ ou descer de sofás, camas, etc, assim como de escadas e dificuldade para se levantar. Fique atento também aos sinais de dores e aos inchaços nas articulações. A doença, ao evoluir, provoca mais lentidão nas caminhadas e na locomoção, podendo, inclusive, mancar após exercícios e caminhadas.

Em quais raças esses problemas são mais comuns?

A artrite e a artrose são mais comuns em cães de pequeno porte como poodle, maltês, pinscher e yorkshire, mas algumas raças grandes como pastor-alemão e labrador, apresentam propensão genética aos problemas, principalmente se sua rotina for sedentária.


Reportar erro