Descubra por que alguns cachorros esfregam o bumbum no chão

Você já viu o seu cãozinho ou outro esfregando o bumbum no chão, normalmente depois de defecar? Isso ocorre por um motivo: prurido ou coceira na região. A dor, coceira ou irritação podem fazer com que o cão faça isso.

O prurido perineal é causado pelos restos de fezes que ficam grudadas nos pelos, ou ainda inflamações da glândula adanal, alergias alimentares, pulgas, dermatites causadas por bactérias ou fungos, parasitas intestinais ou ainda perfumes, sabonetes e sprays.

É preciso, no entanto, estar atento, pois o hábito pode causar rupturas na pele da região e, consequentemente, inflamações. Quando perceber que o seu cão está com esse hábito, procure um médico veterinário imediatamente, pois somente ele é apto para dizer as causas dessa coceira.

Descubra por que alguns cachorros esfregam o bumbum no chão

Foto: Reprodução/ internet

Quais as causas?

As principais causas da coceira na região anal, são:

Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma das causas mais comuns. Quando for essa a causa, também é comum que haja coceira, além da região anal, nas patas e no rosto.

Pulgas

As pulgas podem ser atraídas para a região perianal uma vez que ali ficam em segurança, longe do alcance da boca do animal. Com a mordida das pulgas e a secreção que fica, a coceira começa e, com isso, o pet pode começar a arrastar o bumbum no chão para coçar.

Levedura e bactérias

Tanto uma quanto a outra podem causar infecções na pele ao redor da cauda, causando uma coceira bastante intensa, mas sem deixar sinais externos. O único sinal é uma vermelhidão no local.

Vermes intestinais

Os vermes intestinais podem causar coceira e irritação quando saem.

Produtos de higiene usados no pet

Alguns produtos, principalmente quando aplicados diretamente sobre a região perineal, podem causar alergia e irritação na região.

Inflamações da glândula adanal

Essa inflamação traz desconforto e dor local ao pet que, com isso, fica irritado e acaba esfregando o bumbum no chão ou lambendo a região insistentemente.

Secreção das glândulas anais

O inchaço que pode acontecer nos sacos anais são causadas pela presença de um líquido que, normalmente, é secretado quando o cão defeca. O processo, quando prejudicado de alguma forma, acaba deixando a glândula cheia, e nesses casos é preciso drená-las.