Cuidados com a saúde bucal dos cães

Cerca de 85% dos animais adultos possuem problemas dentários que vão além dos problemas com a mastigação


Assim como nós, os animais devem ter seus dentes escovados periodicamente, pois apesar de muitos não darem atenção à este problema, a falta de escovação e higiene bucal pode causar problemas muito mais sérios como doenças no fígado, rins, meninges e articulações. As bactérias que formam-se na boca podem migrar para outras partes do organismo e do corpo ocasionando estas e outras doenças.

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, cerca de 85% dos animais adultos possuem problemas dentários que vão além dos problemas com a mastigação.

Cuidados com a saúde bucal dos cães

Foto: Reprodução

Como cuidar da saúde bucal de seu cão?

Não existe muito segredo: os cuidados são basicamente os mesmos que temos com a nossa boca, incluindo equipamentos, técnicas e materiais. Alguns dos procedimentos mais realizados em clínicas para animais são tratamentos da doença periodontal e de canal, próteses e restaurações, aparelhos de correção e cirurgias orais.

Esses cuidados, no entanto, são realizados em clínicas e devem ser feitos por um profissional habilitado, que é um médico veterinário odontologista.

Em casa, você deve ficar atento desde quando o cão é um filhote: entre 3 e 7 meses de díade, ele começará a perder os dentes de leite e, caso isso não aconteça, você deverá leva-lo a um médico veterinário para fazer a extração.

Dicas

Escove sempre os dentes de seu cão: assim como para nós, o processo ajuda a remover os restos de comida e as placas bacterianas – estas causando mau hálito, gengivite e periodontite. O mau hálito, aliás, deve ser tido sempre como um alerta de que algo está errado com seu cão.

É preciso ter uma pasta específica e equipamentos, como descrevemos em nosso artigo sobre a higiene bucal dos cães. O processo, no entanto, é basicamente o mesmo. É importante lembrar, no entanto, que caso o cão já apresente alguma doença, é essencial que você o leve a um médico para que a avaliação e tratamento ideais sejam realizados.

Sintomas

O mau hálito, apesar de ser algo relativamente comum nos cães, pode ser sinal de problemas de saúde. Outros sintomas que poderão aparecer são as gengivas avermelhadas demais, saliva viscosa e a presença de sangue. Outras coisas que deverão deixar o dono alerta são a presença de caroços ou inchaços na boca do cão, dificuldade para mastigar, perda de dentes e mastigação em apenas um lado da boca.

No aparecimento de qualquer um destes sintomas, ou qualquer alteração de comportamento na rotina de seu cão, procure um médico veterinário. A agilidade do atendimento e na procura do tratamento pode ser determinante na cura do seu pet.


Reportar erro