Como dar medicamentos líquidos ao cachorro?

Quem têm cachorros sabe o drama que é quando o veterinário prescreve remédios líquidos ao pet, como por exemplo, dipirona, antibióticos, vitaminas, entre outros, afinal quando o cão não quer tomar os medicamentos e o dono não sabe como aplicar, vira uma verdadeira guerra de titãs.

Aqui vamos conhecer algumas formas fáceis de aplicar medicamentos líquidos ao cachorro, da melhor forma possível, evitando ao máximo estressar o cão.

Misture o remédio líquido com a comida

Se o cachorro não estiver passando por nenhum tipo de dieta rigorosa, uma ótima dica é misturar aquelas gotinhas do medicamento dentro de alguma comida saborosa, como por exemplo, comidas enlatadas para cães. Desta forma o medicamento que possui sabor concentrado, muitas vezes é forte e amargo, irá passar despercebido pelo paladar do cão.

Como dar medicamentos líquidos ao cachorro?

Foto: Reprodução

Acontece também, que alguns cachorros não podem desfrutar de outros alimentos e por isso se alimentam unicamente de ração seca, por isso, vamos conhecer outra forma de medicar o seu cãozinho.

Aplicando medicamento pela seringa

Pegue o medicamento e aplique a quantidade de gotas em uma colher, pegue uma seringa e puxe todo o medicamento para ela, se for pouca quantidade de medicamento a dica é colocar um pouco de água para ajudar na diluição do medicamento, que irá facilitar também na hora em que o cachorro for ingerir o remédio.

Segure o focinho do cachorro, levantando com cuidado para cima, coloque a seringa (sem agulha) na cavidade formada entre a bochecha e os dentes de trás do cachorro e aplique o medicamento de forma gradativa e lenta (evitando que o medicamento saia para fora). Mantenha a boca do cachorro fechada até que você perceba que o cão engoliu o medicamento.

Momento de carinho, passeio e petiscos

Após o procedimento de um petisco para o seu cão como forma de agradecimento pela colaboração, desta forma o cachorro irá associar sempre após o medicamento, chega um momento agradável de comer um petisco saboroso.

Caso o seu cachorro não possa comer nada que não seja a sua ração seca, dê muito carinho e atenção, uma ótima dica é levar o seu cachorro para dar uma volta no parque e distrai-lo, isto também fará o cachorro associar o momento de pós medicamento com atenção e brincadeiras.

Se o dono encontrar dificuldades em fazer o cachorro ingerir a medicação a dica é levar o cão ao veterinário e deixar que o profissional aplique o medicamento corretamente e sem desperdício.