Como dar comprimidos para o cachorro?

Separamos dicas para deixar a tarefa mais simples e menos cansativa para o dono e para o cão

Uma coisa que sempre preocupa os amantes de cachorros, é quando os grandes amigos ficam doentes. Por não conseguirem falar e expressar o que sentem, fica mais difícil desvendar o problema real. Quando levamos ao veterinário, no entanto, diante dos sintomas, acabamos descobrindo o que está fazendo mal para nosso pet. Mas o que fazer quando o medicamento que eles têm que tomar é um comprimido? Hoje vamos ensinar exatamente isso para vocês: como dar comprimidos para cachorros.

Como dar comprimidos para o cachorro?

Os comprimidos

Os remédios em forma de comprimido são mais comuns do que pensamos. Os vermífugos, assim como antibióticos e muitos outros remédios, são dados aos cães na forma de comprimido e, na maioria das vezes com muita dificuldade. Se você tem problemas para dar comprimidos ao seu cão, confira abaixo as nossas dicas que vão facilitar muito essa tarefa tão complicada.

Esconder em alimentos

Uma das maneiras mais fáceis de administrar um comprimido a um cão, é escondendo-o em um pedaço de comida, como um pedaço de linguiça, salsinha, pão, ou até mesmo alimentos enlatados para cachorros. Muitos cães, no entanto, podem suspeitar, por isso, antes de dar o pedaço que está com o comprimido, entregue a ele algumas pequenas porções sem o remédio para aumentar a confiança dele em você. Não misture no pote em porções grandes de comida, pois caso o cão não coma todo o alimento, o remédio estará sendo administrado em doses incorretas.

Colocar o comprimido na boca

Se a dica anterior não der certo, confira abaixo como fazer com que o cão engula o medicamento:

O primeiro passo, é deixar o comprimido na dose correta em um local de fácil acesso. Em seguida, chame seu cão para perto de você de uma forma tranquila e animada, pois o cão sente a tensão em sua voz e pode acabar preocupado. Coloque-o de costas para algo, de forma que ele não consiga se afastar de você – uma dica é colocá-lo em um local um pouco distante do chão, mas isso para alguns cães. É importante mantê-lo seguro para que não pule ou caia e acaba se ferindo.

Em seguida, segure o comprimido com o polegar e o indicador, fazendo uma pinça e, com a outra mão, segure o focinho de seu cão e levante de forma suave a cabeça dele encaixando o polegar e o dedo médio na boca do cão, de forma que possa força-lo a abrir. Para fazer com que abra, aperte levemente os dentes caninos superiores para que ele abra a boca e com a outra mão, coloque o comprimido o mais fundo que conseguir na boca do cão e, em seguida, feche a boca dele e a mantenha fechada, posicionando sua cabeça novamente para baixo. Mantenha fechada até que engula. Assoprar ou esfregar o nariz suavemente pode ser uma forma de facilitar a ele engolir. Uma vez que ele tenha engolido, faça muita festa e parabenize-o pelo feito, e ofereça, se for seu hábito de recompensa, um petisco. Prontinho! Está dado o remédio. Mas lembre-se que você pode pedir orientação ao veterinário sobre o assunto, pois ele está ali justamente para cuidar do seu pet e ensinar a melhor forma de você cuidar dele também.