Cachorro que não para de se coçar; veja o que fazer

Descubra as cinco principais causas de coceiras incansáveis em cães

Muitos donos de pets ficam extremamente aflitos quando eles têm aquelas sequências de coceiras que parecem não acabar nunca. A maioria, inclusive, acredita que quando há coceira, há pulga, mas nem sempre se trata desse tipo praga.

A melhor opção, ao notar que seu cão não para de se coçar, é leva-lo ao veterinário, pois assim, além de saber a real causa, sabe-se também o melhor tratamento. Confira as cinco principais causas de coceiras incansáveis em cães.

Pulgas

Essa é a opção mais comum e a primeira a se pensar. A proliferação de pulgas acaba gerando coceira devido à saliva que a parasita solta ao morder o cão. Apesar de muitos não levarem a sério, as pulgas, por mais que pareçam inofensivas, podem trazer doenças e trazer problemas bastante específicos, como a dermatite alérgica e vermes.

Piodermite

Causada por uma bactéria, a piodermite deve ser diagnosticada por um médico veterinário, e tratada por meio de antibióticos. Nos casos mais graves, essa doença pode causar pus e úlceras, atingindo a parte mais profunda do tecido do animal. Para o diagnóstico, o médico veterinário vai solicitar um exame clínico que consegue identificar se o cão tem a doença. O tratamento é feito com antibióticos e shampoos antissépticos, e dura algumas semanas.

Cachorro que não para de se coçar; veja o que fazer

Foto: Reprodução/ internet

Dermatofitose ou tinha

A doença conhecida como dermatofitose é bastante transmissível, principalmente entre animais, mas pode atingir também aos humanos. Causada por um fungo que causa vermelhidão na pele e queda dos pelos, ao mínimo sinal da doença, o pet deve ser levado ao médico veterinário. O tratamento dura algumas semanas, e caso você tenha mais de um animal em casa, todos devem realizar o teste de contaminação, pois a doença pode demorar para se manifestar.

Alergia

Assim como os humanos, os cães têm alergias, e estas são mais comuns do que imaginamos. Podem ser causadas, assim como nas pessoas, por alimentos ou contato com algum determinado produto, por exemplo. Quando o cão passa muito tempo lambendo um mesmo lugar querendo aliviar a coceira, é bastante possível que ele esteja com alergia. Procure um médico veterinário para determinar a causa da coceira e o tipo da alergia, para que o tratamento seja feito corretamente.

Sarna

A sarna é uma doença bastante comum em cães, mas nem todas elas causam coceira. Causada por um ácaro, a sarna é uma doença de pele contagiosa e principalmente caracterizada pela perda de pelos em algumas regiões, como perto da boca e dos olhos, além das patas. Normalmente, a doença passa em algumas semanas, mas quando não tratada corretamente, pode voltar ainda mais forte, atingindo outras partes do corpo.