Cachorro que não para de se coçar; veja o que fazer

Muitos donos de pets ficam extremamente aflitos quando eles têm aquelas sequências de coceiras que parecem não acabar nunca. A maioria, inclusive, acredita que quando há coceira, há pulga, mas nem sempre se trata desse tipo praga.

A melhor opção, ao notar que seu cão não para de se coçar, é leva-lo ao veterinário, pois assim, além de saber a real causa, sabe-se também o melhor tratamento. Confira as cinco principais causas de coceiras incansáveis em cães.

Pulgas

Essa é a opção mais comum e a primeira a se pensar. A proliferação de pulgas acaba gerando coceira devido à saliva que a parasita solta ao morder o cão. Apesar de muitos não levarem a sério, as pulgas, por mais que pareçam inofensivas, podem trazer doenças e trazer problemas bastante específicos, como a dermatite alérgica e vermes.

Piodermite

Causada por uma bactéria, a piodermite deve ser diagnosticada por um médico veterinário, e tratada por meio de antibióticos. Nos casos mais graves, essa doença pode causar pus e úlceras, atingindo a parte mais profunda do tecido do animal. Para o diagnóstico, o médico veterinário vai solicitar um exame clínico que consegue identificar se o cão tem a doença. O tratamento é feito com antibióticos e shampoos antissépticos, e dura algumas semanas.

Cachorro que não para de se coçar; veja o que fazer

Foto: Reprodução/ internet

Dermatofitose ou tinha

A doença conhecida como dermatofitose é bastante transmissível, principalmente entre animais, mas pode atingir também aos humanos. Causada por um fungo que causa vermelhidão na pele e queda dos pelos, ao mínimo sinal da doença, o pet deve ser levado ao médico veterinário. O tratamento dura algumas semanas, e caso você tenha mais de um animal em casa, todos devem realizar o teste de contaminação, pois a doença pode demorar para se manifestar.

Alergia

Assim como os humanos, os cães têm alergias, e estas são mais comuns do que imaginamos. Podem ser causadas, assim como nas pessoas, por alimentos ou contato com algum determinado produto, por exemplo. Quando o cão passa muito tempo lambendo um mesmo lugar querendo aliviar a coceira, é bastante possível que ele esteja com alergia. Procure um médico veterinário para determinar a causa da coceira e o tipo da alergia, para que o tratamento seja feito corretamente.

Sarna

A sarna é uma doença bastante comum em cães, mas nem todas elas causam coceira. Causada por um ácaro, a sarna é uma doença de pele contagiosa e principalmente caracterizada pela perda de pelos em algumas regiões, como perto da boca e dos olhos, além das patas. Normalmente, a doença passa em algumas semanas, mas quando não tratada corretamente, pode voltar ainda mais forte, atingindo outras partes do corpo.