Schnauzer Miniatura

Eles são muito apegados a família e adoram brincar e ficar com seu dono


Brincalhão, alerta, curioso, sociável e corajoso, o Schnauzer é ema das raças de terrier doméstico mais populares, pois ele adora fazer parte das atividades do lar e se comporta muito bem. Além disso, essa raça possui muito apego ao dono, o que facilita as coisas. Eles são muito bons cães de guarda, apesar de não ajudarem muito na proteção, já que são pequenos. Socializa com outros animais e pessoas desconhecidas com muita facilidade, tem alta tolerância tanto ao frio quanto ao calor, e necessitam de exercícios constantes. Por ocupar o 12º lugar no ranking de inteligência, essa raça é muito fácil de adestrar, e precisa também de desafios mentais frequentes, e não apenas físicos. Normalmente adoram crianças, porém, alguns podem latir muito.

Características

  • Origem: Alemanha;
  • Tamanho ideal: 30-35 cm, tanto o macho quanto a fêmea;
  • Peso ideal: 5-7 kg, tanto o macho quanto a fêmea;
  • Família: Terriers
  • Posição no ranking de inteligência: 12º lugar;
  • Expectativa de vida: 12-14 anos.

Cuidados necessários

Uma boa brincadeira no quintal e alguns passeios frequentes com a coleira são o suficiente para deixar essa raça calma. Eles são muito apegados à família, têm a necessidade de viver no convívio dentro de casa, não são cães para serem criados no quintal, pois assim eles sofrem muito. Possuem pelos ásperos que necessitam ser escovados de uma a duas vezes por semana, e ser tosado a casa dois meses.

Cuidados com a saúde

As principais doenças que aparecem nessa raça é a atrofia progressiva da retina e a urolitíase. Em proporção menor, mas também recomente, pode aparecer ectasia esofágica, dermatite folicular e vWD. Por esse motivo, é importante fazer no seu cão exames frequentes dos olhos, e também no DNA, que identifíca o vWD.

Origem da raça Schnauzer Miniatura

A versão miniatura do Schnauzer foi desenvolvida apenas no finalzinho do século 19, na Alemanha, com o intuito de ser um cachorro camponês que cajá ratos na fazenda. A raça foi criada a partir do cruzamento de um Schnauzer Standard com o Affenpinscher, e com uma possível participação da raça poodle. Esse nome alemão esquisito que foi escolhido para batizar a raça é bem apropriado, afinal, Schnauzer significa “barba curta”. Desde 1899 o Schnauzer Miniatura já era apresentado como uma raça separada do Schnauzer Standard, mas somente em 1933 o AKC dividiu definitivamente em duas raças distintas.

Galeria de fotos


Reportar erro