Saúde dos pugs: doenças e cuidados básicos

O pug é um dos cães mais amados pelos brasileiros, mas poucos conhecem as peculiaridades da raça. Por exemplo, a saúde do pug é muito comprometida, uma vez que esse cão tem tendência a apresentar diversas doenças.

Infelizmente, muitos dos problemas que afetam a saúde dos pugs são consequências da estrutura física desses animais. Focinho achatado, olhos saltados, cabeça grande e o corpo coberto por dobras são algumas das razões para tantas doenças.

De acordo com a Associação Britânica de Veterinária (BVA, sigla em inglês), 75% dos possíveis tutores desconhecem os problemas de saúde dos pugs antes de decidirem sobre cães braquicefálicos, a exemplo dessa raça.

Por ser braquicefálico, o pug precisa de cuidados específicos com a saúde, pois é propenso a várias doenças

Dificuldades respiratórias, doença ocular, infecções na pele são alguns dos problemas dessa raça (Foto: depositphotos)

Problemas de saúde dos pugs

Visando a falta de conhecimento das pessoas e o bem-estar dos animais, a BVA lançou uma campanha para conscientizar sobre a saúde dos animais que possuem braquicefalia, como o pug.

Chamada de #Breeadtobreathe (“Raça para respirar” ou “Criar para viver”), a campanha indica que os veterinários e as pessoas famosas conscientizem os possíveis tutores.

“Muitos desses animais de estimação ‘fofos’ vão lutar com problemas de saúde sérios e, muitas vezes, limitativos de vida”, alerta o presidente da BVA, John Fishwick.

Veja tambémPug – Saiba tudo sobre esta raça

Segundo o órgão britânico, os possíveis problemas de saúde em raças como o pug são: dificuldades respiratórias, doença ocular, infecções na pele, problemas dentários e até mesmo dificuldades no parto.

Problemas na respiração do pug

“Braquicefalia refere-se a uma forma curta do crânio, que dá a aparência de um rosto achatado. Pode afetar cachorros, gatos, coelhos e outras espécies animais”, explica um artigo da BVA.

Com essa condição, os pugs apresentam um focinho muito menor do que o apresentado por outros cães. Por essa razão, não conseguem normalizar a temperatura do ar antes de enviá-lo para os pulmões.

Essa falha pode provocar superaquecimento nos cães e levá-los à morte. Assim, é indicado que os animais sejam criados em ambientes climatizados e os passeios devem ser feitos em horários mais frescos.

Roncos altos, barulhos ao respirar ou até mesmo uma respiração ofegante podem ser comuns em cães dessa raça.

Problemas de pele no pug

Dermatites caninas são problemas comuns em cães da raça pug. Tudo isso porque eles possuem excesso de pele e dobras no corpo.