Samoieda

Originários da Sibéria, os cães samoiedas são inteligentes, ativos e muito companheiros, convivendo bem com crianças e pessoas de todas as idades

Samoieda é a denominação dada a uma raça de cães originária da Sibéria, onde era utilizado. Ao Norte do país, no passado, essa espécie era utilizada como um cão de trenó ou ainda como auxiliar nas funções de caça.

O nome dessa raça é oriunda dos samoyedos, um povo seminômade que veio da Ásia Central e chegou ao Noroeste da Sibéria. O povo samoyedo era um grupo bastante afetivo com os seus cães, tratando-os como se fossem membros de sua família e, por isso, acabaram ficando historicamente conhecidos por terem os cães da raça samoieda.

Os primeiros samoiedas foram para a Inglaterra no final de 1800, e um desses cães foi apresentado a Rainha Alexandria, que contribuiu para promover a raça.

No início de 1900, os cães samoiedas faziam parte das equipes de trenó em expedições até a Antártida. Em 1906, o primeiro samoieda se deslocou para o continente americano, como um presente do Grão-Dique da Rússia, Nicolau.

Características do Samoieda

• Caninos de porte médio. A altura dos cachorros machos fica entre 51 e 56 centímetros, já as fêmeas medem de 46 a 51 centímetros;
  • Gentil e brincalhão, os cães desta raça são ótimos companheiros para crianças e para pessoas de qualquer idade. Também são amáveis com estranhos, outros animais de estimação e outros cachorros;
  • Muito ligados à família, são companheiros, leais, dóceis e bastante afetuosos;
  • Típico cão spitz ártico, de cor branca e aparência elegante;
  • Cão ágil, bastante ativo, forte e muito resistente ao frio;
  • Os olhos dos samoiedas são castanhos e de formato amendoado;
  • Possui a pelagem longa, de cor branca ou creme;
  • Costuma ser calmo dentro de casa, mas precisa de exercícios diários, tanto físicos quanto mentais;
  • Quando estão aborrecidos, eles podem cavar e latir;
  • É uma raça independente e muitas vezes teimosa.

• Preocupações: Displasia coxofemoral e torção gástrica.
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos.
  • Exames sugeridos: De quadril e visão.

Cuidados

Os cães dessa raça são ativos e precisam de treinos todos os dias, que podem ser feitos na forma de caminhada, corrida ou brincadeiras como pegar uma bolinha.

A pelagem espessa desses cachorros deve ser escovada e penteada de duas a três vezes por semana, ou diariamente no caso de estar na fase de troca de pelos. Por ser um cão mais família, o samoieda prefere viver dentro de casa.