Rottweiler

Corajoso, fiel e super inteligente – os cães desta raça estão na 9° posição no ranking de inteligência canina


Rottweiler é uma raça de cães que foi desenvolvida na Alemanha por açougueiros da região. O animal era usado para trabalho e rapidamente tornou-se um excelente animal de guarda e pastoreio, tornando-se popular em todo o mundo. Extremamente inteligente e devotado, o rottweiler é um animal forte, com pelagem mais curta e de coloração preta e algumas manchas em castanho. O cachorro é de grande porte, chegando a medir entre 55 e 68 cm, dependendo do sexo, sempre medidos a altura da cernelha.

Comportamento da raça

Ao contrário do que muitos pensam, o Rottweiler é um cão que possui uma boa índole, é calmo, dócil e muito dedicado ao seu dono. O comportamento perigoso de alguns cães dessa raça, assim como de todas as outras, é resultado de posse irresponsável, abuso, negligência, ou falta de socialização durante sua fase de crescimento, não sendo de forma alguma uma característica da raça.

O cão dessa raça, normalmente demonstra em um primeiro momento muita coragem e espontaneidade, e possui um olhar tranquilo e suave, denotando sua fidelidade. Em 9° lugar no ranking de inteligência canina, o cão não é amigável com estranhos, pessoas para quem ele não foi apresentado adequadamente, e pode ser agressivo apenas em caso de invasão de território ou nos casos já citados – assim como quaisquer outros cães.

Apesar de seu tamanho e de sua força, é um cão que adora crianças e muito brincalhão. Além disso, é um excelente cão de guarda e protetor de sua família humana. É conhecido por ser um cão bastante equilibrado, mas para que seja um bom cão, é preciso que seja habituado desde pequeno à presença de outros cães, assim como de crianças. Essa raça não lida bem com confinamento e com a solidão.

Cuidados com o cão

O pelo dessa raça, por ser curto e brilhante, não exige muita manutenção. É importante, no entanto, que sejam feitas escovações regulares para remover o excesso dos pelos mortos. O banho não pode ser dado com muita freqüência, pois pode remover a oleosidade natural da pele, causando problemas dermatológicos sérios. Nessa raça, o banho a seco é muito usado exatamente por isso.

Atividades físicas

É importante que, para essa raça, exista um grande quintal para que se exercite. Esse não é, definitivamente, um cão para apartamento, uma vez que são muito ativos e precisam de exercício fora de casa e, de preferência, sem coleiras. O cão dessa raça adora passear, tendo a necessidade de duas horas de exercícios por dia. Isso é muito importante para mantê-lo feliz, equilibrado e dócil.

Galeria de fotos


Reportar erro