Raças ideais para sítios e chácaras

Cães para chácaras, sítios, fazendas e granjas, geralmente, são animais de porte mediano para grande

Além da lealdade e boa companhia para os seus donos, os cães também podem aumentar a segurança da residência em sítios e chácaras. Um cachorro, mesmo sem latir ou morder, pode assustar indivíduos suspeitos e agir como um eficiente guarda.

Os cães para chácaras, sítios, fazendas e granjas, geralmente, são animais de porte mediano para grande, e necessitam de um espaço maior para correr e fazer exercícios.

Características das raças ideais para sítios e chácaras

A postura dos cães para sítios e chácaras deve ser intimidadora e, ao mesmo tempo, atlética, uma vez que o espaço é maior e o animal deve estar fisicamente preparado para vigiar toda a área. Com o treinamento adequado, os animais de porte médio para grande poderão se tornar ótimos guardas para uma residência. Confira a seguir quais são as raças mais indicadas para viver em sítios e chácaras:

Pastor alemão

Protetor e companheiro, o pastor alemão é um cão de vigia ideal para propriedades rurais!

Foto: Pixabay

Protetores, versáteis e companheiros, o instinto de guarda do pastor alemão o torna um ótimo vigia para propriedades, excelente guia para cegos e, no campo, também pode realizar um bom trabalho na condução de ovelhas.

Os cães desta raça possuem faro aguçado e, por este motivo, estão entre os preferidos em operações policiais e de bombeiros na busca de drogas e no resgate de vítimas em escombros.

É importante ressaltar que existe certa dificuldade em encontrar um exemplar de raça pura, pois os vários cruzamentos podem alterar as características básicas da personalidade do pastor alemão.

Dogue alemão e fila

Dócil e calmo, o dogue alemão também pode ser um bom guarda para sítios e chácaras.

Raças ideais para sítios e chácaras_

Foto: Pixabay

Corajoso, determinado e valente, o Fila pode ser um ótimo vigia para chácaras.

Foto: Reprodução/ internet

De grande porte, o dogue alemão e o fila também são indicados como raças ideais para sítios e chácaras, pois são bons guardas e boas companhias.

Embora sejam indicadas para estes ambientes, as duas raças possuem algumas características não muito boas. O temperamento dócil e mais calmo do dogue alemão pode ser um entrave nos momentos da ação; enquanto a passividade e mau comportamento do fila, quando colocados com outros animais, também podem gerar problemas.

Golden retriever

Criado como cão de caça, com o passar do tempo o golden retriever passou a exercer vários tipos de funções.

Foto: Pixabay

Os cães desta raça são robustos, ágeis, meigos, alertas, ativos e obedientes, características que os tornam animais multitarefa. O golden retriever foi criado como cão de caça na Escócia, no fim do século XIX, e depois se transformou no companheiro de nobres bretanhos para as práticas esportivas.

No decorrer do tempo, estes cães passaram a exercer vários tipos de funções, como pastoreio, tratamentos terapêuticos, farejadores de drogas e guia para cegos.

Border collie

Este cão é uma excelente companhia e também pode ajudar na vigilância da residência.

Foto: Pixabay

Estes cães são animais de companhia, fiéis ao dono. Possuem habilidade no pastoreio e são fáceis de criar, seja em residências, chácaras, sítios ou fazendas. As únicas exigências são manter uma alimentação de qualidade e as vacinas e vermífugos em dia.