Raças de cachorros que possuem pelo curto

Cães com a pelagem curta são ideais para quem não dispõe de muito tempo, dinheiro e paciência

Há uma infinidade cães pelo mundo, raças populares como poodles e outras nem tanto como o whippet. Tem cachorro grande, pequeno, mais gordinhos, esbeltos, peludos ou não, agitados e tranquilos. Se dentro do mundo das raças existem todas essas diferenças, imagina quando falamos sobre vira-latas? O universo canino é cheio de diferenças e talvez seja isso que torne a convivência com esses animais tão grandiosa e enriquecedora, pois é possível aprender a viver com uma outra espécie e se adaptar ao estilo de vida desses pacotinhos de amor.

Ao mesmo tempo que isso se torna um cenário atrativo, vira também uma bola de indecisão: qual o melhor para criar? Antes de se fazer essa escolha, um fator deve ser levado em consideração. Entenda: o temperamento e comportamento do cão podem ser moldados por um tutor cheio de amor. Agora, as características físicas do pet, como o pelagem, não. Por isso, se você não tem disponibilidade de muito tempo, dinheiro e paciência é melhor optar por um amiguinho de quatro patas que tenha pelos curtinhos.

Quais os pontos positivos de ter um cão com pelo curto?

Fazendo uma comparação rápida com os seres humanos podemos perceber a diferença entre animais de pelos grandes e os que possuem a pelagem curta. Por exemplo, quem demora mais no banho, o homem de cabeça meia raspada ou uma mulher com o cabelão? É claro que as madeixas compridas dão mais trabalho, é preciso muito cuidado, tempo e jeito para deixá-las limpas, sedosas e brilhosas. Da mesma forma ocorre com os peludos, os papais humanos na hora do banho têm que fazer mais esforços para lavar toda a pelagem.

Raças de cachorros que possuem pelo curto

Foto: Reprodução/ internet

Se para lavar é um problema, imagine então para secar e pentear. Pelos curtos não dão nós e uma toalha bem passada já enxuga bem o pet. Os cachorros que possuem pelagens grandes precisam de uma atenção redobrada, umas vez que se os pelos enrolarem podem causar feridas no cão, além de incomodar no momento de passar a escova e ainda para secar leva bem mais tempo. É claro que existem petshops para livrar o dono de todo esse trabalhão, mas em casos de pelagem comprida o banho se torna mais caro.

A troca de pelos também pode ser um problema. Apesar de cães peludos e cães com pouco pelo realizarem esse processo, os primeiros acabam sujando mais o espaço onde vivem, tendo em vista que como se trata de fios maiores são mais visíveis no chão ou nos móveis. Enquanto que os outros não sujam tanto.

As raças de cães que possuem o pelo mais curto

Além de muitos vira-latas, algumas raças possuem a pelagem mais curta e evitam tanta preocupação por parte do dono. São elas:

• Akita Americano;
  • Akita Inu;