Personalidade e temperamento do poodle

O cão poodle aparece em 2º lugar na lista das raças mais inteligentes do mundo; conheça a personalidade e o temperamento desses cães


De acordo com Stanley Coren em seu livro “A Inteligência dos Cães”, o poodle aparece em segundo lugar na lista das raças mais inteligentes do mundo, ficando atrás somente do border collie. Esses animais possuem quatro tipos de tamanho, que vão do mini ao gigante, mas no geral possuem as mesmas características de comportamento e são facilmente adestrados.

Atualmente, são considerados cães de companhia, mas há quem diga que são animais nervosos e imprevisíveis com crianças. Porém, o que pouca gente sabe é que essas peculiaridades estão mais associadas à pouca socialização do que à hereditariedade. Além disso, os poodles são obedientes e atenciosos com o dono.

Personalidade do poodle

Personalidade e temperamento do poodle

Foto: Pixabay

Pense: quanto menor o cão, mais apegado ao dono ele será. Sendo assim, são muito companheiros e tendem a ter ciúmes de tudo e de todos que tiram a atenção do tutor dele, podendo assim apresentar algum comportamento inesperado. Por exemplo, quando chega uma criança em casa, eles podem apresentar um comportamento de repulsa com o bebê, provocado pelo ciúmes de não ser mais o centro da atenção. Para evitar essa atitude, o dono precisa mostrar ao cão que todo mundo tem um lugar especial na casa e fazer ele se familiarizar com o mais novo integrante.

Ele costuma ser, entretanto, um cão amável, carinhoso e jovial. Apesar de não precisar de muito exercício, eles têm um grau de energia elevado e um gosto por aventuras acentuado. No geral, são animais que se acostumam com o ritmo de vida do seu tutor, pois buscam lhe agradar e, por isso, fazem tudo que o dona gosta, sendo, portanto, um cão obediente.

Temperamento do poodle

São cães extremamente brincalhões, afetuosos e divertidos. Além disso, são sensíveis e fáceis de treinar, inclusive, eram no passado utilizados em apresentações em circos, porque conseguiam aprender e fixar rápido os comandos e repetir ações. Os poodles costumam latir bastante, são desconfiados com estranhos, estão sempre em alerta e se tornam muito devotos da família.

É preciso que o dono saiba criar e educar bem cães dessa raça, um descuido e eles tornam-se cães desobedientes, teimosos e dominadores. A inteligência, que pode ser um benefício, transforma-se em uma grande dor de cabeça para os tutores que não conseguirem moldar o comportamento desses peludos.


Reportar erro